Título: PAÍS REGISTRA 4 MIL MORTES POR ANO
Autor: Roberta Jansen
Fonte: O Globo, 29/08/2006, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 30

Apenas 20% das mulheres fazem exame preventivo com freqüência

Embora seja uma doença tratável em 100% dos casos quando diagnosticada precocemente, o câncer de colo de útero mata aproximadamente quatro mil mulheres a cada ano no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de cerca de 19 mil novos casos por ano no país ¿ aproximadamente 20 casos para cada 100 mil mulheres.

Os tumores de colo de útero são o terceiro tipo de câncer mais comum entre as brasileiras, superado apenas pelas lesões malignas de pele e de mama. Além disso, calcula-se que seja a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Esse é o câncer que mais mata mulheres na região Norte e o segundo no Nordeste.

Tais estatísticas estão relacionadas à falta de acesso ao exame preventivo, o papanicolau. Quanto mais pobre a região, menor o percentual da população feminina que tem à disposição o exame. Estima-se que, em todo o país, apenas 20% das mulheres façam o papanicolau com freqüência.

No Brasil, estima-se que cerca de 50% a 70% da população adulta já foi ou será infectada por algum tipo de vírus HPV durante a vida. Isso não indica, entretanto, que a pessoa terá necessariamente algum tipo de câncer. Na maioria das vezes, o vírus é eliminado naturalmente. (R.J.)