Título: DATAFOLHA: LULA E ALCKMIN SOBEM, MAS HELOÍSA HELENA CAI AFASTANDO O 2º TURNO
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 30/08/2006, O País, p. 15

Presidente venceria com 50% dos votos, contra 27% do tucano

A aposta na televisão feita pelo candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, para se tornar mais conhecido e ganhar votos naufragou. A pouco mais de um mês da eleição, pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela TV Globo e divulgada no Jornal Nacional ontem mostra que 55% dos eleitores declaram não ter tomado conhecimento dos programas exibidos no horário eleitoral gratuito.

Segundo o levantamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança e seria reeleito no primeiro turno, com 50% dos votos, se a eleição fosse hoje. Na pesquisa anterior, da semana passada, Lula tinha 49%. Alckmin tem hoje 27% das preferências, dois pontos percentuais a mais que no levantamento anterior. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL, caiu pela segunda semana consecutiva. Em 8 de agosto, tinha 12%. Passou para 11% na semana passada e agora tem 10%. Cristovam Buarque (PDT) também não ampliou o eleitorado com os programas de TV e se manteve na faixa de 1% dos votos.

José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Costa Pimenta (PCO) não alcançaram 1%. O número de votos em branco e nulos foi de 6% dos entrevistados. Não sabem em quem votar 6% do eleitorado.

Na simulação de um segundo turno entre Lula e Alckmin, o petista ganharia com 55% dos votos contra 37% do tucano. Se a disputa fosse com Heloísa, a diferença seria maior: 58% a 30%.

Aprovação ao governo Lula cai quatro pontos

Apesar de não crescer, Alckmin teve seu desempenho na TV aprovado: 60% o avaliaram como ótimo ou bom e 29% o consideraram regular. Apenas 8% disseram que o programa é péssimo. A linha dos programas é alvo de críticas dos aliados do candidato. O desempenho de Lula é ótimo ou bom para 64% dos eleitores que acompanharam o horário gratuito. Há uma semana, esse índice era de 62%.

Caiu também a avaliação da performance de Heloísa na TV. Na pesquisa anterior, 48% a consideravam ótima ou boa. Agora, são 43%.

A aprovação ao governo Lula, que na semana passada alcançara a marca recorde de 52%, foi de 48% (ótimo ou bom). Para 36%, o presidente faz um governo regular, uma diferença de cinco pontos a mais em relação à sondagem anterior.Já 16% continuam achando que o petista faz uma péssima administração.

O Datafolha ouviu ontem 2.863 eleitores em 175 municípios do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 14772/2006.