Título: SERRA CRITICA PROGRAMA DO PT
Autor: Lino Rodrigues
Fonte: O Globo, 31/08/2006, O País, p. 4

Para candidato do PSDB, Lula usa economia de forma eleitoreira

SÃO PAULO. O candidato do PSDB ao governo paulista, José Serra, disse ontem que o programa de governo de Lula não prevê cortes na carga tributária porque não contempla o crescimento econômico. O tucano afirmou que se Lula tivesse uma política monetária ¿mais racional¿ e ¿mais decente¿, visando maior crescimento econômico, seria possível aliviar a carga tributária. Serra ainda acusou o presidente de usar a economia eleitoralmente.

¿ Política cambial não é fácil de tratar num programa de governo porque ela influencia expectativas. Menos do que declarações, o que queria era uma ação concreta, coisa que não vem sendo feita. Ao contrário, vem sendo usada do ponto de vista da política eleitoral, vem sendo usada eleitoralmente ¿ criticou Serra, que apontou a valorização do real em relação ao dólar para justificar a queda do preço de itens da cesta básica.

¿ Esse câmbio baixíssimo faz com que os alimentos agora sejam mais baratos. No ano que vem vamos ter um aumento muito forte porque a agricultura não vai agüentar. O governo faz um uso eleitoral disso, mas isso provoca mais desemprego ¿ acrescentou.

Sobre a falta de clareza da proposta do presidente em relação à redução da carga tributária, Serra fez uma associação entre o baixo crescimento da economia e a incapacidade de redução de impostos.

¿ Se você tem crescimento econômico, há condição de aliviar a carga tributária, inclusive com juros menores. Hoje, 8% da produção do Brasil, um em cada 12 dias de trabalho, vai para os juros ¿ declarou Serra.