Título: LULA E AÉCIO SE ENCONTRAM NO ADEUS A DOM LUCIANO
Autor: Cristiane Jungblut e Itamar Mayrink
Fonte: O Globo, 31/08/2006, O País, p. 9

Governador diz que tem boa relação com o presidente mas vai trabalhar por Alckmin

MARIANA (MG). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), ambos candidatos à reeleição, estiveram lado a lado ontem no velório do arcebispo de Mariana, dom Luciano Mendes de Almeida. O tucano Geraldo Alckmin cancelou a ida a Mariana. E o candidato petista ao governo de Minas, Nilmário Miranda, fora na véspera. Sem constrangimentos, Lula e Aécio posaram lado a lado.

Perguntado sobre pesquisas que indicam a reeleição de Lula, Aécio disse que ainda há 30 dias para o pleito e que vai tentar levar Alckmin ao segundo turno.

¿ Ainda faltam 30 dias de campanha. Vamos trabalhar com toda disposição. Se (Alckmin) chegar ao segundo turno, é outra eleição ¿ disse Aécio.

Ao lado do presidente e de Aécio estavam petistas mineiros, como o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. O governador disse que o encontro com Lula foi de cortesia.

¿ Tenho uma boa relação com o presidente Lula. Foi um encontro absolutamente informal, ele me desejou boa sorte e eu retribui ¿ disse Aécio.

Ele falou de Alckmin:

¿ Estamos muito longe de entregar essas eleições. Acredito que ainda há espaço para o crescimento de Alckmin. Está no momento desse crescimento ocorrer de forma mais vigorosa.

A cerimônia de despedida a Dom Luciano foi marcada por emoção, tristeza e fé. Mariana estava de luto e havia dezenas de casarões antigos do centro histórico com panos pretos nas janelas. O toque fúnebre foi repetido por várias vezes pelos sinos das igrejas. Havia faixas de agradecimentos a Dom Luciano.

Uma multidão formou fila desde as primeiras horas da manhã, acompanhando as orações e os cânticos, para passar perto do caixão na despedida ao religioso. O caixão foi transportado por padres e seminaristas, num cortejo acompanhado por milhares de pessoas, do Igreja do Carmo à Praça Cláudio Manoel, onde foi celebrada a missa campal. Dom Luciano foi sepultado na cripta da Catedral de Nossa Senhora da Assunção, numa cerimônia reservada a familiares e autoridades religiosas.