Título: SANGUESSUGAS: CÚPULA TUCANA DEFENDE ANTERO
Autor: Isabel Braga e Raquel Miura
Fonte: O Globo, 31/08/2006, O País, p. 10

Tasso e Virgílio dizem que denúncia contra senador é irresponsável e tem intenção política

BRASÍLIA. A cúpula do PSDB prestou ontem apoio ao senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), acusado pelo empresário Luiz Antonio Vedoin, chefe da máfia dos sanguessugas, de ter direcionado quatro emendas de bancada para a compra de ambulâncias. Em troca, teria recebido, de acordo com a denúncia, R$32 mil, pagos por intermédio do deputado Lino Rossi (PP-MT).

Antero convocou uma entrevista para negar as acusações. Ele estava com o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati (CE), e do líder do partido no Senado, Arthur Virgílio (AM). Os dois divulgaram nota na qual afirmam que, ¿depois de uma avaliação pormenorizada dos documentos referentes a tais acusações, é fácil concluir pela intenção política¿ e declaram que ¿o PSDB não aceita e não se rende ao jogo político de acusações irresponsáveis¿.

¿ Não vejo no Antero vocação para ladrão ¿ declarou Arthur Virgílio.

O presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), defendeu ontem que Vedoin perca o benefício da delação premiada, que permite redução de pena em troca de informações. Biscaia sugeriu que Vedoin seja advertido para que pare de dar entrevistas, ou relate tudo à Justiça.

¿ Vedoin não pode apresentar fatos novos depois de ter prestado depoimento. Defendo que seja advertido e que entregue todos os documentos à Justiça. Do contrário, deve perder o direito da delação premiada e ser julgado normalmente. Não é possível ficar dando declarações a cada fim de semana como se quisesse preservar uns em detrimento a outros ¿ disse Biscaia.