Título: SÃO PAULO SOFRE NOVOS ATAQUES E POLÍCIA ENTRA EM ALERTA
Autor: Rodrigo March
Fonte: O Globo, 31/08/2006, O País, p. 16

Segurança é reforçada por suspeita de que facção criminosa que age nos presídios pode realizar mais atentados

SÃO PAULO. O Estado de São Paulo voltou a ser alvo de atentados desde a noite de anteontem: três agências bancárias foram atacadas na capital e em Ribeirão Preto, onde um caminhão, que estava perto de um posto policial, e um centro de detenção também foram alvos de tiros. Na região metropolitana, criminosos atiraram contra um carro e uma base da PM. As autoridades não vincularam esses novos ataques à facção criminosa que age nos presídios do estado.

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), tratou os ataque como ¿fatos isolados¿. Ontem, quando chegou à cerimônia de abertura do 4º Congresso Nacional de Defensores Públicos, Lembo afirmou que as ações não tiveram relação com o crime organizado.

¿ Não foram ( praticadas pelo crime organizado). Foi uma coisa isolada de pessoas com mentes criminosas¿ disse.

Apesar de ter minimizado as ocorrências, o governador disse que a Polícia Militar permanecerá em estado de alerta. Ele negou informações sobre possíveis ataques nos próximos dias.

¿ Estamos em alerta. Vamos aguardar. A nossa polícia está nas ruas. Vamos esperar que tudo ocorra bem. Eu ainda acredito até no bom senso da ¿má vida¿. Eles sabem que não devem agredir a sociedade a tomo momento e, se agredirem, terão respostas da nossa PM ¿ declarou.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que também participou da cerimônia, se esquivou dos jornalistas quando indagado sobre o assunto. Ele se limitou a dizer que ¿todo trabalho há de ser feito no combate a criminalidade¿, ao comentar a reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) realizada ontem na capital entre representantes do governo federal e estadual.

¿ Foram acertadas medidas para prevenir os ataques e elas serão implementadas ¿ disse o ministro.

Apesar de Lembro não confirmar a ameaça de novos ataques, PM triplicou o número de homens nas ruas e cancelou folgas para se prevenir contra novas ações da facção criminosa. Hoje, é o dia de fundação da facção.

¿ Nas outras vezes, em aniversários, tivemos problemas criminais ¿ disse o coronel Elizeu Éclair Borges, comandante da PM.

Identificados dois suspeitos de seqüestro de equipe da TV

A polícia de São Paulo identificou mais dois acusados de fazer parte da quadrilha que seqüestrou uma equipe da TV Globo. Um deles está preso. Douglas de Moraes é acusado de receber o Vectra usado no seqüestro. Ele era fugitivo e, dias depois do seqüestro, foi preso numa blitz da PM. O envolvimento de Moraes foi apontado por Luciano José da Silva, o manobrista que furtou o Vectra. No interrogatório, Moraes disse que repassou o carro para um comparsa: Sérgio Moura da Silva, o Mufamba, que responde a inquérito por receptação e furto.

(*) Especial para O GLOBO

(**) O Globo Online