Título: IBOPE: CABRAL SE RECUPERA E GANHA NO 1º TURNO
Autor: Rodrigo March
Fonte: O Globo, 31/08/2006, O País, p. 16

Candidato do PMDB sobe 5 pontos e está com 41%. Frossard cresce 4 pontos e se aproxima de Crivella

Após seis programas eleitorais de televisão e a um mês das eleições, o quadro eleitoral no Rio de Janeiro começa a dar sinais de mudança. A candidata do PPS ao governo do estado, Denise Frossard, que estava a 11 pontos do segundo colocado, Marcelo Crivella (PRB), reduziu a diferença para 5%, de acordo com pesquisa Ibope divulgada ontem pela TV Globo. Já o candidato do PMDB, Sérgio Cabral, manteve-se na frente da disputa, recuperando cinco dos seis pontos perdidos na última consulta do instituto. Hoje, ele venceria no primeiro turno.

Cabral, que havia caído de 42% para 36%, agora aparece com 41% das intenções de voto. Crivella oscilou, dentro da margem de erro da pesquisa, de 19% para 17%. Frossard cresceu de 8% para 12%. Eduardo Paes, do PSDB, manteve os 2% da última consulta.

Levantamento foi feito após seis programas de televisão

O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 29 de agosto, após seis programas gratuitos de televisão. Na consulta anterior, realizada entre os dias 15 e 17 de agosto, apenas o programa de estréia tinha ido ao ar.

Milton Temer (PSOL), Carlos Lupi (PDT) e Vladimir Palmeira (PT) também mantiveram, cada um, 1% das intenções de voto do levantamento anterior. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa. O número de eleitores indecisos caiu de 17% para 13%, enquanto o de votos brancos e nulos de 14% para 12%.

No caso de segundo turno entre Cabral e Crivella, o peemedebista aumentou a diferença. Cabral, que tinha 47% no último levantamento, tem agora 52% dos votos, enquanto Crivella oscilou de 25% para 23%. Contra Frossard, a vantagem de Cabral ainda é larga, mas diminuiu. Ele oscilou de 54% para 55% das intenções de voto, enquanto Frossard subiu de 15% para 19%.

Disputa por vaga no Senado está acirrada

Já a disputa para o Senado está cada vez mais acirrada. Francisco Dornelles, do PP, passou de 12% para 21%, encostando em Jandira Feghali (PCdoB), que tinha 16% das intenções de voto e agora aparece com 23%. Ronaldo Cezar Coelho, do PSDB, manteve os 6% da consulta anterior, assim como Alfredo Sirkis, do PV, que continua com 2%. O número de indecisos ainda é grande, mas caiu de 38% para 29%. Votos brancos e nulos agora somam 15%. Na pesquisa anterior, eram 21%.

Os candidatos Oswaldo Souza (PRP), Carlos Cesar (PCO), Rosângela Gomes (PRB) e Tunico (PSL) aparecem com 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram.

O Ibope também avaliou o governo Rosinha Garotinho (PMDB) no mesmo período. O número de eleitores que consideram a administração da governadora ótima oscilou de 6% para 5%; boa, de 23% para 21%; regular, de 36% para 35%; ruim, de 8% para 9%; e péssima, de 25% para 26%.

Foram ouvidos 1.806 eleitores, entre os dias 27 e 29 de agosto, em 43 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apesar do crescimento na consulta, a candidata Frossard manteve a postura de não comentar pesquisas eleitorais, alegando, mais uma vez, que esta tarefa cabe aos técnicos de campanha.

Candidatos deixam comentários para técnicos

Sérgio Cabral disse que tem boa expectativa de vitória, mas preferiu a cautela.

¿ A expectativa é boa, mas vou continuar na rua, trabalhando e tentando conquistar a confiança da população do estado ¿ afirmou Cabral, que não quis comentar o desempenho dos outros candidatos, alegando o mesmo motivo de Frossard.

¿ Não sou analista de pesquisa ¿ disse.

O candidato, porém, acredita que, além da campanha de rua, seu programa eleitoral tem ajudado no seu crescimento nas pesquisas.

¿ Nosso programa tem sido verdadeiro e mostrado nossas propostas de maneira objetiva e clara ¿ sustentou.

A assessoria de Marcelo Crivella informou que ele também não comentaria a pesquisa. Eduardo Paes não foi encontrado.

COLABOROU Cláudia Lamego