Título: ANJ PROTESTA CONTRA CENSURA
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 31/08/2006, O País, p. 17
BRASÍLIA. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou nota ontem contra a decisão do juiz auxiliar Roberval Casemiro Belinati, do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, de proibir a divulgação de gravação de conversa telefônica entre o ex-governador Joaquim Roriz e o candidato a deputado federal pelo PMDB Eri Varela. Na conversa, os dois políticos insultam e criticam o deputado federal José Roberto Arruda (PFL-DF), candidato ao governo do Distrito Federal.
O juiz acolheu pedido de liminar feito por Roriz contra 30 veículos de comunicação entre TVs, rádios e jornais de circulação nacional e regional.
¿A decisão do juiz impõe absurda censura aos meios de comunicação, em clara violação à Constituição¿, afirma o presidente da ANJ, Nelson Sirotsky, na nota. ¿A ANJ lamenta que a Justiça brasileira, com freqüência preocupante, venha exercendo a função de censora (...) e espera que instâncias superiores anulem a liminar concedida pelo juiz, restabelecendo o princípio maior da liberdade de informação.¿