Título: INFLAÇÃO PELO IGP-M DOBRA E VAI PARA 0,37%
Autor:
Fonte: O Globo, 31/08/2006, Economia, p. 28
SÃO PAULO. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) dobrou de julho para agosto, por causa de aumentos tanto nos preços do atacado como do varejo, informou ontem a Fundação Getulio Vargas (FGV). O IGP-M teve alta de 0,37%, ante 0,18% no mês passado. No ano, porém, a inflação acumulada pelo IGP-M é de apenas 1,96%, e nos últimos 12 meses, de 2,43%.
Segundo a FGV, a aceleração de agosto coloca a inflação em um patamar mais condizente com a economia brasileira.
¿ O IGP partiu de um percentual muito baixo. Você pode falar que dobrou, mas está comparando com uma base muito baixa de julho, quando havia vários efeitos de quedas fortes ¿ disse Salomão Quadros, economista da FGV. ¿ O 0,18% está fora da normalidade. O 0,37% é um número mais de acordo com nossa situação inflacionária, de 4% ao ano.
O Índice de Preços no Atacado (IPA), com peso de 60% no IGP-M, fechou em alta de 0,46%, acima do 0,21% de julho. No caso do varejo, a variação foi mais brusca. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou inflação de 0,13%, uma inversão do comportamento de julho, quando esses preços recuaram 0,08%.