Título: LULA JÁ SE PREPARA PARA O `CHUMBO GROSSO¿
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 01/09/2006, O País, p. 3

BRASÍLIA. Com mais de dez pontos percentuais à frente de todos seus adversários juntos na disputa presidencial, segundo as pesquisas, o presidente Lula disse, em conversas com os estrategistas de sua campanha, que está se armando de muita paciência para enfrentar ¿o chumbo grosso¿ que vem em setembro. Mas a ordem no comando da campanha petista é o presidente não cair na armadilha dos ataques sobre corrupção no governo e manter sua campanha propositiva.

Na próxima segunda feira, haverá reunião da Coordenação Nacional da campanha da reeleição, em Brasília, para definir a estratégia da reta final, especialmente como se darão as respostas a ataques mais pesados que vierem da oposição. Aliados sugeriram a Lula, esta semana, que se os adversários entrarem pesado na exploração dos casos de corrupção envolvendo pessoas do governo e do PT, a campanha de Lula tem que resgatar todos os escândalos do governo Fernando Henrique Cardoso. Mas Lula não autorizou ainda essa exploração.

Nos 30 dias que antecedem as eleições, Lula manterá o tom propositivo na propaganda eleitoral gratuita e concentrará sua campanha em Minas, Rio e São Paulo, onde há mais eleitores a conquistar. Mas vai visitar ainda Goiás, Tocantins, Amazonas e Pará, além de fazer alguns comícios no Nordeste, onde sua liderança nas pesquisas já estaria consolidada.

¿ Lula fará tudo para não cair em armadilhas dos adversários. No encontro com os intelectuais ele disse que está mesmo preparado para o chumbo grosso nessa reta final, mas que seu lema será paciência. O candidato que está na frente tem que mostrar tranqüilidade ¿ disse o governador petista do Acre, Jorge Viana, coordenador da campanha na Região Norte.

Segundo Viana, nos comícios o presidente eventualmente elevará o tom de discurso e poderá até responder a algum ataque. Mas nos programas de TV, continuará propositivo.

Na terça-feira, dia 5, Lula volta a Pernambuco. Mas, antes, terá atos de campanha no Rio, no fim de semana, e em Juiz de Fora (MG) hoje. Em Caruaru, maior cidade do agreste pernambucano, Lula irá a um grande comício, organizado pela Contag, que afirma que irá levar cerca de dez mil trabalhadores rurais. Mais uma vez Lula enfrentará o constrangimento de ter em seu palanque o candidato do PT ao governo de Pernambuco, o ex-ministro Humberto Costa, indiciado pela Polícia Federal na operação da máfia dos vampiros.

¿ Depois Lula vai centrar fogo no centro-sul, onde há maior massa eleitoral. No Nordeste não tem mais onde crescer ¿ disse o deputado Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), um dos coordenadores da campanha de Lula no Nordeste.