Título: `SÓ FATORES EXTRATERRESTRES VÃO NOS IMPEDIR DE CUMPRIR COMPROMISSOS¿
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 01/09/2006, O País, p. 4

Lula rebate críticos do governo e diz que São Paulo evitou avaliação do ensino

BRASÍLIA. Num evento oficial, com críticas indiretas a seus adversários na disputa eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que somente ¿fatores extraterrestres¿ o impedirão de cumprir seus projetos de governo. Lula chamou de insensíveis os políticos que atacaram a criação das secretarias especiais de Políticas para Mulheres, da Igualdade Racial e de Direitos Humanos. Criticou ainda a gestão do PSDB em São Paulo na área de educação, afirmando que o estado não participou da avaliação do ensino de 4ª e 8ª séries para não mostrar que a educação lá não é tão boa quanto o divulgado.

¿ Não sei se conseguiremos fazer tudo o que é preciso. Tenho até dúvidas se a gente conseguirá fazer tudo, mas de uma coisa podem ter certeza: não será por falta de esforço, por falta de compromisso e por falta de lealdade aos princípios que me fizeram chegar à Presidência da República que não vamos cumprir. Se a gente não cumprir, é porque houve fatores extraterrestres que não permitiram que cumpríssemos ¿ disse Lula, na abertura do Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos.

Ao destacar que em 2005 o governo fez uma avaliação dos alunos de 4ª e 8ª série, com 3,6 milhões de estudantes, Lula afirmou:

¿ São Paulo, por exemplo, não participou, é o maior estado da federação, possivelmente, com medo que a gente detectasse que a propaganda da qualidade da educação não fosse tão boa quanto se dizia. A gente não conseguiu aferir. No Enem ficou em oitavo lugar.

¿Uma nação é composta de homens, mulheres, crianças¿

Lula condenou as referências de adversários ao aumento da máquina pública no governo petista, feitas pelo candidato tucano Geraldo Alckmin, que defende a redução do número de ministérios.

¿ Não houve quem não fizesse críticas de que estávamos criando muitos ministérios e era preciso diminuir. Pessoas insensíveis, que muitas vezes enxergam as nações por alguns números da macroeconomia e não percebem que uma nação é composta de homens, mulheres, crianças e velhos, com pressões diferentes ¿ disse Lula.

O presidente fez reparos indiretos à Justiça Eleitoral, afirmando que, embora ela tenha proibido a publicidade institucional da Olimpíada de Matemática nas escolas públicas, 14 milhões de estudantes se inscreveram:

¿ Pasmem, estamos num ano eleitoral, e a Justiça Eleitoral proibiu que fizéssemos um cartaz para colocar nas escolas, convidando as crianças para se inscreverem na Olimpíada.

Lula defendeu os programas sociais. Citou o Bolsa Família, que atende 11 milhões de famílias, e rebateu críticos do programa que defendem a aplicação de seus recursos na recuperação de estradas:

¿ Como se um metro quadrado de asfalto fosse mais importante que a vida de um homem, uma mulher ou uma criança.