Título: LULA DIZ QUE BRASIL LUTA CONTRA O TEMPO PARA CRESCER
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 01/09/2006, O País, p. 8
Sem mencionar o baixo resultado do PIB, presidente cita entraves legais e ambientais como obstáculos ao desenvolvimento
GUARUJÁ (SP) e RIO. Horas depois do anúncio de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 0,5% no segundo trimestre, o presidente Lula disse ontem em Guarujá que o Brasil corre contra o tempo e não pode perder oportunidades para crescer.
¿ O Brasil agora luta contra o tempo. Se a gente deixar passar este momento, provavelmente, depois de perdermos um ano, a gente leve dez anos para recuperar o que foi perdido ¿ disse, durante vistoria às obras do Terminal de Granéis do Guarujá.
O presidente citou a necessidade de retirar obstáculos legais e ambientais para a realização de obras de infra-estrutura necessárias ao desenvolvimento econômico do país.
Segundo ele, o governo enfrenta dificuldades para fazer obras de aprofundamento nas calhas de diversos portos, o que possibilitaria a entrada e saída de navios com cargas maiores. O motivo, disse Lula, é o grande número de ações ambientais. Apesar do resultado negativo do PIB, o presidente mostrou bom humor e fez piada ao citar a licitação para construir rodovias perimetrais nas margens esquerda e direita do porto de Santos.
¿ Ideologicamente, ela nasceu na direita primeiro, mas a tendência é que vá também para a esquerda agora ¿ disse.
No Rio, o vice José Alencar engrossou o coro de descontentamento com o crescimento do PIB e pediu mais atrevimento na política econômica.