Título: ALCKMIN SOBRE PIB: `BRASIL ESTÁ ANDANDO PARA TRÁS¿
Autor: Anselmo Carvalho
Fonte: O Globo, 01/09/2006, O País, p. 9

CUIABÁ. O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, disse ontem em Cuiabá que o crescimento de 0,5% do PIB no trimestre é uma prova de que o Brasil ¿está andando para trás¿.

¿ Não é possível que, num momento em que os países emergentes crescem 6% e a América Latina cresce 6%, o Brasil crescer meio por cento ¿ disse o tucano, que atribuiu à atual política econômica o baixo desempenho do PIB.

Alckmin afirmou que a insistência do governo Lula na valorização ¿artificial¿ do câmbio é a principal causa do fraco crescimento:

¿ A política do governo Lula é a política contra o emprego. Primeiro, porque afetou a agricultura. Agora, é a indústria que não consegue competir.

O candidato criticou ainda a proposta orçamentária da União para 2007, enviada ontem ao Congresso Nacional. Para ele, o Orçamento do PT é feito para o Brasil não crescer.

¿ A proposta prevê mais gastos, mais impostos. O Brasil não cresce desse jeito. Vamos fazer a agenda do crescimento, com qualidade no gasto público, investimento em infra-estrutura, educação e saúde ¿ disse.

O discurso do candidato em Cuiabá foi basicamente sobre economia, centrado sobretudo na crise no campo. Mato Grosso foi um dos estados mais afetados com a desvalorização do dólar, o que comprometeu a competitividade dos preços da soja no mercado externo.

¿ Não dá para manter este câmbio valorizado. Nosso governo vai equilibrar o dólar ¿ afirmou.