Título: CRISTOVAM: `A RESPONSABILIDADE É DO PRESIDENTE¿
Autor:
Fonte: O Globo, 01/09/2006, O País, p. 10
Para pedetista, falta de desenvolvimento sustentável afetou PIB
BRASÍLIA. O candidato do PDT à Presidência da República, senador Cristovam Buarque, afirmou ontem que o baixo resultado do PIB no segundo trimestre reflete a ausência de uma política econômica voltada para o desenvolvimento sustentável, ancorado no mercado doméstico. Ele afirmou que nem o presidente Lula nem seus antecessores criaram condições para assegurar um crescimento que não dependa do desempenho da economia internacional:
¿ A responsabilidade é do presidente, que não fez as transformações necessárias. O fato de não estarmos crescendo não é de hoje, temos aí 20 anos de crescimento pífio, o que reflete a falta de um líder que conduza bem as políticas. Mesmo um crescimento acima dos 0,5% não é sustentável, depende do que acontece na China, nos Estados Unidos.
Cristovam Buarque afirmou que o Brasil não fez o dever de casa e o seu temor é que o país, por não ter um mercado consumidor forte, não tenha condições de suportar uma eventual crise externa.
Para ele, a principal falha foi deixar em segundo plano os investimentos em educação e na criação de centros tecnológicos.
¿ Nenhum presidente tomou a iniciativa de fazer o Brasil dar um saldo na economia ¿ disse o candidato do PDT à Presidência.