Título: JOBIM CRITICA CRITÉRIOS DO TRE-RJ
Autor: Anselmo Carvalho
Fonte: O Globo, 01/09/2006, O País, p. 14

Ex-presidente do STF diz que decisões lembram vetos do Dops

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim comparou ontem o indeferimento de candidaturas de políticos investigados pelo escândalo dos sanguessugas aos vetos do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), que impedia oposicionistas de disputar eleições durante a ditadura militar. Segundo Jobim, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, que afastou cinco candidatos a deputado sem esperar que fossem julgados, não tem amparo legal.

¿ Parece aquele cartão do Dops que a gente tinha que ter. Isso criou um tipo de inelegibilidade que não existe na lei e gerou insegurança no processo eleitoral ¿ afirmou Jobim, que participou, no Rio, do seminário ¿Estabilidade econômica e o Judiciário¿.

As críticas irritaram o presidente do TRE, Roberto Wider, que acusou o ex-ministro de opinar sem ler as decisões. Ressalvando que não queria polemizar com Jobim, ele defendeu as impugnações, baseadas no princípio constitucional da moralidade e na análise da vida pregressa dos candidatos.

¿ Para quem não está muito habituado com ética e moralidade, isso é bobagem ¿ ironizou Wider, após cobrar respeito aos juízes.

No último dia 23, o TRE indeferiu as candidaturas de Elaine Costa (PTB), Fernando Gonçalves (PTB), Reinaldo Gripp (PL) e Paulo Baltazar (PSB), citados no relatório preliminar da CPI dos Sanguessugas, e do ex-deputado Eurico Miranda (PP), que responde a diversos processos criminais.