Título: VENDA DE SUPERMERCADO RECUOU 3,37% EM JULHO
Autor: Cássia Almeida
Fonte: O Globo, 01/09/2006, Economia, p. 24

Volume vendido nas lojas tem crescido, mas queda nos preços reduziu faturamento

SÃO PAULO. As vendas nos supermercados do país caíram 3,37% em julho, na comparação com julho do ano passado, conforme divulgou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No acumulado do ano, a queda registrada é de 2,83%. O resultado negativo no setor tem sido afetado pelos preços, já que as quantidades vendidas nas lojas têm crescido.

¿ Os dados retratam o momento de paralisia da economia brasileira. O setor supermercadista está sentindo os reflexos da queda dos preços e do endividamento da população, e deve fechar o ano com desempenho nas vendas de, no máximo, 1% ¿ disse o presidente da Abras, João Carlos Oliveira.

Na comparação entre julho e junho deste ano, houve uma melhora. As vendas registraram alta de 4,63%, mas o aumento foi insuficiente para compensar o desempenho fraco de todo o primeiro semestre ¿ quando houve recuo de 2,74% em relação aos seis meses de 2005. Nesse mesmo período, entretanto, o índice nacional de volume avançou 4,2%, reforçando o descompasso entre quantidade vendida e faturamento no segmento.

¿ O descompasso entre vendas e resultado no faturamento permanece e deixa os supermercados numa situação pouco confortável ¿ afirmou Oliveira, acrescentando que o ideal seria que os dois índices, o de vendas e o de volume, caminhassem juntos.