Título: OPOSIÇÃO CRITICA RESULTADO MEDÍOCRE
Autor: Patricia Duarte, Regina Alvarez e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 01/09/2006, Economia, p. 26

Políticos condenam a política econômica de juros e impostos altos

BRASÍLIA. A oposição bateu forte no governo ¿ e na candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ¿ com a divulgação da forte desaceleração do PIB entre abril e junho, acusando a gestão petista ora de incompetência na condução da política econômica, ora de incapacidade de aprovar reformas no Congresso.

O presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), afirmou que o crescimento de 0,5% do PIB no trimestre é pífio, uma conseqüência do aumento dos impostos, juros elevados e câmbio com real sobrevalorizado:

¿ Tudo isso é fruto nefasto da política econômica deste governo. (O resultado) tem a cara do governo incompetente do presidente Lula.

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) ¿ coordenador-executivo da campanha à presidência de Geraldo Alckmin ¿ considerou que a pequena expansão é sinal de que a economia está indo ladeira abaixo. Para ele, o resultado só fecha uma safra de notícias negativas para o governo Lula a 30 dias das eleições:

¿ A Fiesp tem alertado isso todo dia. Há sinais evidentes de desaceleração, de desaquecimento da economia. As projeções (4%) para o futuro só terão fundamento com investimentos e eles não estão acontecendo. O que assistimos é apenas o aumento do gasto público, não de investimento.

O líder do PDT no Senado, Jefferson Peres (AM) ¿ candidato a vice de Cristovam Buarque ¿ disse que não faria ¿demagogia eleitoral¿ ao criticar o crescimento do PIB.

¿ Não vou me aproveitar do período eleitoral para deitar e rolar sobre o governo.

Peres, porém, avaliou que a queda na expansão ocorre porque ¿o governo não fez as reformas que eram necessárias nem o ajuste fiscal¿. Deste modo, o crescimento será ¿medíocre e aos soluços¿, e ¿o governo é em parte culpado¿, disse.

Líder do PFL na Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ) disse que o resultado é um ¿retrato do medíocre do governo do presidente Lula¿:

¿ Este é um momento em que o Brasil poderia e deveria crescer mais de 5% ao ano.