Título: SEM COMENTÁRIOS
Autor: Patricia Duarte, Regina Alvarez e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 01/09/2006, Economia, p. 26

Lula evita falar sobre PIB

BRASÍLIA. O presidente Lula evitou comentar a medíocre expansão do PIB no segundo trimestre. Na abertura do Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos, Lula preferiu o futuro ao presente, defendendo o crescimento com distribuição de renda e melhoria da qualidade da educação. Para Lula, o desafio do Brasil é investir em educação para sair do patamar de país emergente:

¿ Se não tivermos a compreensão de que o desenvolvimento que queremos para um país tem que estar ligado à melhoria da qualidade da educação e, conseqüentemente, à melhoria da distribuição de renda, nós poderemos crescer e não dar a resposta de que a sociedade tanto precisa. Nós, no Brasil, temos esta experiência (de crescer sem preocupação com renda e educação) acumulada há muitas décadas.

Tanto na saída quanto na chegada do hotel onde acontece o congresso, Lula apenas acenou para os repórteres que lhe perguntavam sobre o desempenho da economia. À tarde, foi para São Paulo, onde visitou obras.

Lula pôs ministros para comentar ¿ e minimizar ¿ o resultado do PIB. O ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que a desaceleração é sazonal, não provocou sobressaltos no governo nem afetará a projeção anual de 4%. Já Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência, disse que os dados vão melhorar no quarto trimestre. O governo também rebateu as críticas da oposição, que, segundo Dulci, tem feito previsões catastrofistas, que não se concretizaram.