Título: RIO VOLTA A TER VÔOS DIÁRIOS DIRETO PARA PARIS
Autor: Patricia Duarte e Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 01/09/2006, Economia, p. 30

TAM é a única brasileira a fazer a rota

Com a entrada em operação de um vôo diário saindo do Aeroporto Antônio Carlos Jobim, a TAM será a única empresa de bandeira brasileira a fazer um vôo direto do Rio a Paris, sem escalas. Atualmente, com a suspensão do vôo da Varig, quem mora no Rio depende de companhias aéreas internacionais e a conexão em São Paulo é inevitável. A Air France é uma das poucas empresas que mantiveram vôos diretos e diários, saindo do Rio para Paris. Para outros destinos, a oferta é reduzida. A Delta Airlines, por exemplo, tem um vôo saindo do Rio para Atlanta. A Copa Airlines anunciou que terá vôos do Rio para o Panamá.

Segundo o analista Marcelo Ribeiro, o esvaziamento dos vôos internacionais do Rio começou a dar sinais no fim dos anos 90 com a transferência do mercado financeiro e de empresas para São Paulo, o que motivou também a transferência das principais companhias aéreas.

¿ O processo de encolhimento da Varig, que tinha forte presença no Rio e era uma das que voavam para Paris, agravou esse problema ¿ lembra o analista