Título: MILHARES FOGEM DO FURACÃO JOHN NO MÉXICO
Autor:
Fonte: O Globo, 01/09/2006, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 35
Trinta mil pessoas estão na área de risco. Outras duas grandes tempestades ganham força e ameaçam a região
CIDADE DO MÉXICO. Centenas de turistas estrangeiros deixaram ontem o México, para escapar do furacão John. O governo mexicano ordenou a remoção de cerca de 15 mil pessoas da província de Baja Califórnia. Segundo autoridades, mais 30 mil podem ser retiradas hoje, caso a ameaça da tempestade se intensifique.
O resort de Los Cabos foi evacuado. John, um furacão de categoria três numa escala de cinco, deve tocar o solo hoje em Los Cabos.
¿ Minha casa já sofreu o suficiente com furacões, no ano passado, e prefiro ir embora ¿ disse o americano Curtis Bickers, de 30 anos, que planejavam se casar no sábado em Los Cabos, mas adiou a cerimônia e fugiu com a noiva de volta para Houston, nos EUA. Bickers morava na Louisiana e se mudou para o Texas após o Katrina, que devastou o sul dos EUA exatamente nesta época do ano, em 2005.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que com ventos de até 205 km/h, John tem força para arrasar casas e causar enchentes devastadoras. Ontem, moradores das cidades mexicanas em seu caminho passaram o dia protegendo suas casas e lojas com tapumes. As cidades mais afetadas devem ser Cabo San Lucas e San Jose del Cabo.
¿ Levamos 15 mil pessoas que moravam em áreas mais baixas para abrigos temporários. Mas podemos evacuar até 30 mil nas próximas horas ¿ disse o chefe da Defesa Civil de Los Cabos, Jose Gajon.
Outras duas grandes tempestades ameaçam o México e os EUA. A tempestade tropical Kristy se tornou um furacão sobre o Pacífico. Kristy agora é um furacão de categoria um, com ventos de 120 km/h, e também poderá atingir a costa oeste do México nos próximos dias.
Já a tempestade Ernesto, que atingiu na madrugada passada o litoral das Carolinas do Norte e do Sul, nos EUA, poderá se transformar num furacão durante a sexta-feira.