Título: PRESO É SUSPEITO DE SEQÜESTRO DE JORNALISTA
Autor: Chico de Oliveira
Fonte: O Globo, 02/09/2006, O País, p. 4

Bandido é apontado como um dos chefes de facção criminosa paulista

SÃO PAULO. Apontado pela Polícia Federal como um dos seqüestradores do técnico Alexandre Coelho Calado e do repórter Guilherme Portanova, da TV Globo de São Paulo, Carlos Antônio da Silva, o Balengo, foi preso ontem em Porto Alegre durante a Operação Toupeira. Balengo, tido como um dos chefes da facção criminosa que tem atacado alvos civis e militares no estado, teria sido identificado por meio de retrato falado.

A informação de que Balengo teria participado do seqüestro foi dada pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e pelo superintendente da PF em São Paulo, Geraldo Araújo.

¿ Ele (Balengo) está preso e o Deic daqui confirmou que ele participou do seqüestro dos meninos da TV Globo ¿ disse o ministro da Justiça.

À tarde, o delegado da Divisão Anti-Seqüestro, Wagner Giudice, disse que o criminoso não foi reconhecido por Calado e Portanova como um dos seqüestradores. Giudice disse que pedirá uma foto mais atual do criminoso para reconhecimento e deve interrogá-lo. Para a Polícia Federal, porém, o criminoso agiu ao lado de Alexandre Campos dos Santos, o Jiló, de 27 anos, e Sherley Nogueira Santos, o Fininho, de 34, que continuam foragidos. A fisionomia deles confere com os retratos falados que a polícia paulista tem dos prováveis seqüestradores.

Portanova e Calado foram seqüestrados na manhã de 12 de agosto, em São Paulo. Calado foi libertado do cativeiro na mesma noite e levou até a emissora um vídeo que os seqüestradores exigiam ver exibido. Caso contrário, ameaçavam matar Portanova. No vídeo, um rapaz usando capuz reivindica melhorias no sistema carcerário. O vídeo foi exibido na madrugada do dia 13 de agosto, e Portanova foi libertado na madrugada de segunda-feira, dia 14, 48 horas depois de exibido o vídeo.

A polícia continua investigando o seqüestro. Foi preso o manobrista Luciano José da Silva, que confessou ter roubado o carro usado no seqüestro.