Título: FORTES TEMPESTADES CASTIGAM EUA E MÉXICO
Autor:
Fonte: O Globo, 02/09/2006, O Mundo, p. 48

Furacão John e tormenta Ernesto atingiram o continente provocando danos e uma morte

MIAMI. O furacão John, de categoria 2, atingiu ontem a península mexicana da Baixa Califórnia com ventos de 185 quilômetros por hora. A tempestade tropical Ernesto, por sua vez, chegou aos Estados Unidos, provocando inundações na Costa Leste. Ernesto deixou cerca de 300 mil pessoas sem energia elétrica e causou uma morte.

John atingiu o México na tarde de ontem. No resort de Los Cabos, na região mais atingida, milhares de turistas e moradores foram levados para abrigos para se protegerem da tempestade. Especialistas alertaram que o furacão ainda pode ganhar força e alcançar a categoria 3.

Chuvas torrenciais desabaram sobre a região durante duas horas. Cerca de 17 mil pessoas foram evacuadas das áreas sob maior risco de deslizamentos e inundações.

¿ Se a água chegar, minha casa vai desabar ¿ afirmou Elizabeth Garcia, de 24 anos. ¿ A água levará tudo.

Comerciantes lacraram portas e janelas de seus estabelecimentos, tentando evitar maiores prejuízos. Muitas pessoas começaram a estocar comida, água e gasolina.

¿ As pessoas estão com muito medo ¿ disse um funcionário da Cruz Vermelha.

Vários turistas que se encontravam na região preferiram não correr riscos e lotaram o aeroporto, tentando deixar o país.

Previsão para temporada é de cinco furacões

Já a tormenta Ernesto alcançou ontem uma grande região da Costa Leste dos EUA, com ventos fortes e chuvas torrenciais. Aproximadamente 300 mil pessoas ficaram sem eletricidade.

O governador da Carolina do Norte, Mike Easley, informou que, em seu estado, foi confirmada a morte de uma pessoa em decorrência da passagem de Ernesto. Ele, no entanto, não forneceu mais detalhes.

Em razão da tormenta, o distrito de Columbia declarou estado de emergência. Autoridades municipais se preparam para inundações. Estado de emergência também foi declarado em Virgínia Ocidental, Virgínia, em boa parte de Maryland, e nas Carolinas do Norte e do Sul.

As chuvas fortes derrubaram diversas árvores e postes, alagaram ruas e forçaram o fechamento de escolas nesses locais. Na tarde de ontem, os ventos alcançavam 55 quilômetros por hora. Segundo os meteorologistas, a tempestade deve se dissipar ao longo do fim de semana.

O número de furacões da temporada deste ano a atingir os EUA será menor do que o estimado anteriormente, afirmou um grupo de pesquisadores americanos.

Pela segunda vez consecutiva, o grupo da Universidade Estadual do Colorado reviu sua previsão e informou que ocorrerão 13 tempestades tropicais, das quais apenas cinco devem se transformar em furacões. A previsão trouxe alívio à população.