Título: PARA POSTOS DE GIL E BASTOS, BUSCA POR NOTÁVEIS
Autor: Ilimar Franco e Maria Lima
Fonte: O Globo, 03/09/2006, O País, p. 11

Dulci, Tarso, Dilma, Mantega e Paulo Bernardo ficariam

BRASÍLIA. A escolha de um nome respeitado na área será a opção do presidente Lula no Ministério da Justiça, caso Márcio Thomaz Bastos decida mesmo deixar o governo, como declarou semana passada. Na mesma situação está o ministro da Cultura, Gilberto Gil, que, por razões profissionais, também já manifestou o desejo de sair no fim do atual mandato. Um ministro que desistiu de disputar as eleições de outubro a pedido do presidente explicou que a intenção de Lula é nomear uma superequipe, com nomes representativos dos setores que ficarão sob suas responsabilidades.

¿ O governo será integralmente dele. Se for reeleito, não deverá nada a ninguém nem ao PT. Ele vai convidar gente experiente para o ministério ¿ comenta esse ministro.

Mares Guia e Patrus Ananias seriam remanejados

Se Lula vencer, alguns titulares serão mantidos, entre os quais os que integram a coordenação de governo: Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República; Tarso Genro, do Ministério das Relações Institucionais; e Dilma Rousseff, da Casa Civil. Devem permanecer em seus cargos também os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo. Walfrido Mares Guia, do Turismo, e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, podem ser remanejados, mas ficariam no governo, pois o presidente pediu que eles não disputassem as eleições deste ano.

Mas, para as outras posições no ministério, a luta interna no PT já começou. Uma ala do partido preocupada com o fato de o PT não ter um candidato natural para a sucessão de Lula daqui a quatro anos ¿ se ele ganhar em outubro ¿ quer pôr a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy num posto estratégico para tentar viabilizar sua candidatura para 2010.

Petistas temem ascensão de Ciro Gomes para 2010

Esses petistas querem evitar a todo custo, por exemplo, que Lula realize o desejo do primeiro mandato, o de nomear Ciro Gomes para o Ministério da Saúde. Eles temem que, assim, Ciro, com o maior orçamento da Esplanada dos Ministérios numa área de atendimento ao público, se viabilizaria como candidato para a sucessão de 2010. Para estancar o clima de intriga fora de hora, Lula recomendou a ministros e assessores que não se antecipem.

¿ O presidente está combatendo qualquer antecipação e o ¿já ganhou¿. Há o exemplo de outros que sentaram na cadeira antes da hora. Não há conversa real sobre isso aqui dentro. O que pode ter é a idéia de um ou outro. As pessoas falam por sua conta e risco ¿ afirmou o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho.