Título: VICES: DEPOIS DO BRILHO DE 2002, O OSTRACISMO DE 2006
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 03/09/2006, O País, p. 16

BRASÍLIA. Em 2002, os principais candidatos à Presidência foram em busca de vices que pudessem compensar fragilidades de suas campanhas.

Eles tiveram seus momentos de glória e estrelismo. No entanto, nesta eleição, a menos de 30 dias da disputa, os candidatos a vice dos quatro principais presidenciáveis estão sumidos.

Com exceção do vice-presidente José Alencar, que repete a dobradinha com o presidente Lula, os outros três são desconhecidos de grande maioria do eleitorado, têm atuação discretíssimas e estão praticamente escondidos.

Há quatro anos o petista Luiz Inácio Lula da Silva foi atrás do empresário mineiro José Alencar para reduzir as resistências do mercado e do eleitorado mais conservador à sua candidatura.

O tucano José Serra escolhera a bela e até então atuante deputada Rita Camata na tentativa de conquistar o voto feminino. Ele tentava também de dar mais graça e leveza à sua campanha.

E o candidato Ciro Gomes, então no PPS, convidou o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira, com a esperança de ganhar o apoio da classe operária.