Título: O GLOBO ENTREVISTA CANDIDATOS A GOVERNADOR DO RIO
Autor:
Fonte: O Globo, 03/09/2006, O País, p. 19

A partir de amanhã, pretendentes ao Palácio Guanabara respondem a perguntas de jornalistas. O primeiro é Lupi

Na reta final das eleições, os principais candidatos ao governo do Estado do Rio terão mais uma oportunidade de apresentar e discutir suas propostas para ajudar os eleitores a escolher o novo governador. Para enriquecer o debate eleitoral, o Estado do Rio estará em pauta: O GLOBO receberá em sua sede, nas próximas duas semanas, os sete principais candidatos da disputa para serem entrevistados por editores e repórteres de diferentes áreas do jornal.

Os candidatos serão chamados a apresentar suas propostas para o crescimento do estado, segurança, empregos, transportes, saúde, educação, e tudo o que é importante para ajudar o eleitor fluminense a decidir seu voto.

Candidatos a presidente já foram entrevistados

Depois de entrevistar durante a semana passada os principais candidatos à Presidência da República ¿ com exceção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concorre à reeleição pelo PT e recusou o convite para participar da sabatina ¿ o jornal recebe a partir de amanhã os candidatos ao governo do estado mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto. O primeiro candidato a ser entrevistado é o pedetista Carlos Lupi, amanhã. Todas as entrevistas serão às 15h.

Na terça-feira, dia 5, será a vez do candidato do PSOL, Milton Temer. Na quarta-feira, dia 6, será entrevistado o deputado tucano Eduardo Paes. Por causa do feriado de Sete de Setembro, as sabatinas serão interrompidas e retomadas na semana seguinte. Na segunda-feira dia 11, o entrevistado será o candidato do PT, Vladimir Palmeira.

Na terça-feira, dia 12, será a vez da deputada Denise Frossard, do PPS. No dia 13, o senador Marcelo Crivella, do PRB, responderá às perguntas dos jornalistas. Para terminar, na quinta-feira, dia 14, o também senador Sérgio Cabral, do PMDB, será o entrevistado.

Diferentemente das sabatinas com os candidatos a presidente, desta vez os eleitores poderão participar apenas mandando perguntas para o Globo Online.

Nas eleições passadas para governador, em 2002, o jornal recebeu os candidatos a partir do dia 23 de setembro. A primeira sabatinada por editores e repórteres do GLOBO foi a então governadora Benedita da Silva, do PT. A ela seguiram-se o candidato do PDT, Jorge Roberto Silveira; a ex-primeira-dama Rosinha Garotinho, então candidata pelo PSB, que acabou sendo eleita no primeiro turno; e a candidata do PFL, Solange Amaral. Na semana anterior o jornal entrevistara os candidatos a presidente.