Título: PIB BAIXO, PRATO PRINCIPAL DO JANTAR
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 05/09/2006, O País, p. 8

Empresários se reúnem com Lula e pedem `obsessão com o crescimento¿

BRASÍLIA. O baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano foi o prato principal do jantar ontem à noite entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com grandes empresários de diferentes setores da economia. O presidente tem insistido que o governo cumprirá a promessa de fazer o Brasil crescer 4% em 2006, enquanto economistas apontam um crescimento de 3,5%.

O jantar é o segundo organizado pelo ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, nas últimas semanas. Ontem, ele reuniu o presidente, ministros e 21 empresários e dirigentes de entidades empresariais. Furlan disse que a idéia é ouvir preocupações e sugestões do setor produtivo.

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, disse que o baixo crescimento do país é uma preocupação dos empresários e que espera que o crescimento e o desenvolvimento econômico sejam uma obsessão no país:

¿ O que mais nos preocupa é a falta de crescimento e desenvolvimento do país. Temos que ter uma obsessão pelo crescimento. Temos propostas aos candidatos, vamos oferecê-las e cobrar no ano que vem. Antes de qualquer coisa vamos ouvir o que o presidente tem a dizer ¿ disse Skaf

Lula brinca com jornalistas: ¿Vocês querem jantar?¿

Lula não deu entrevistas na chegada, mas brincou com os jornalistas: ¿Vocês querem jantar?¿. Além de Furlan, participaram os ministros Guido Mantega (Fazenda), Dilma Rousseff (Casa Civil), Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Luiz Marinho (Trabalho).

O encontro reuniu empresários dos setores financeiro, têxtil, do varejo e de aviação civil. Estavam presentes, entre outros, Brian Smith (Coca-Cola do Brasil), Caio Auriemo (Diagnóstico da América), Décio Goldfarb (Marisa), Élcio Giacometi (Abicalçados), João Carlos de Oliveira (Abras), Josué Gomes da Silva (filho do vice-presidente José Alencar, da Coteminas), Michel Klein (Casas Bahia), Sérgio Barroso (Cargill), Synésio Batista da Costa (Abrinq), Victório Carlos de Marchi (Ambev) Ivo Rosset (Valisére), Roberto Setubal (Itaú), Gabriel Jaramillo (Santander), Marco Antonio Bologna (TAM) e Constantino Oliveira Junior (Gol).

Lula ganha apoio de líder evangélico

Lula recebeu ontem o apoio do presidente da Assembléia de Deus (Madureira) e da Convenção Nacional dos Pastores Evangélicos, o bispo Manoel Ferreira. O religioso, candidato a deputado federal pelo PTB do Rio, foi recebido pelo presidente no Palácio do Alvorada. Participaram do encontro pastores que lideram a Assembléia de Deus em Brasília e no Rio, e também o prefeito de Goiânia, Iris Resende, do PMDB. Ferreira, em 1994 e 1998, apoiou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

COLABOROU: Ilimar Franco