Título: LUPI QUER DOBRAR SALÁRIOS NO ESTADO, MAS COM VERBA FEDERAL
Autor:
Fonte: O Globo, 05/09/2006, O País, p. 10
Pedetista diz que finanças do estado são um caos e planeja usar dinheiro dos royalties do petróleo para dar aumento a professores e policiais; ICMS seria reduzido ao patamar de Minas e São Paulo
O candidato do PDT ao governo do estado, Carlos Lupi, tem a meta na ponta da língua: dobrar os salários de professores e policiais, caso seja eleito. A injeção de recursos no estado, fundamental para a concessão dos aumentos, depende, no entanto, de socorro federal. O pedetista afirma que lutaria pelas verbas, em duas trincheiras. Ele quer usar os recursos dos royalties do petróleo para pagar pessoal e sonha conseguir convencer o governo federal a criar um fundo especial para pagar os aumentos dos policiais.
Lupi disse que pretende reduzir o ICMS ao patamar de Minas e São Paulo para evitar que empresas saiam do Rio, mas admitiu que não sabe o valor da arrecadação do estado ¿ foi de R$15,9 bilhões em 2005.
¿ Não sei, está querendo que eu saiba muito número de cabeça. Ainda não sou o governador ¿ afirmou o candidato, que fez duras críticas à atual administração.
Os aumentos não têm data para acontecer:
¿ Política é ciência social, não é ciência exata ¿ disse Lupi, que leva a bandeira da herança do ex-governador Leonel Brizola, a quem imitou durante a entrevista.
Lupi, presidente nacional do PDT, foi entrevistado pelo editor-executivo Orivaldo Perin, e pelos editores-adjuntos Fernanda Godoy (O País), Jorge Antônio Barros (Rio), Cristina Alves (Economia), Tadeu de Aguiar (Esportes) e Flávio Pessoa (Jornal de Bairros) e pelos repórteres Fellipe Awi e Maiá Menezes.