Título: SERRA: `CONCERTAÇÃO É ARMA ELEITORAL DO PT¿
Autor: Raquel Miura
Fonte: O Globo, 05/09/2006, O País, p. 12

Pesquisa do Ibope mostra que tucano mantém liderança em SP, com 46% das intenções de voto

SÃO PAULO. O candidato do PSDB ao governo paulista, José Serra, negou que esteja participando de conversas com petistas para a formação de um acordo de governabilidade em caso de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para Serra, as especulações acerca da formação de canais de conversação entre PT e PSDB servem ¿para botar um cortina de fumaça no processo eleitoral¿. Ele procurou demonstrar confiança no crescimento da candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência.

¿ Por enquanto, ¿concertação¿ é uma arma eleitoral do PT. Ficam falando para dar de barato a idéia de que o Lula vai ganhar, mas essa idéia não está estabelecida, só estará estabelecida no dia da eleição. O Alckmin está crescendo, como a última pesquisa mostrou e, se Deus quiser, vamos para o segundo turno ganhar esta eleição.

Comenta-se a possibilidade de uma ponte entre o tucano e o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB).

¿ Aldo Rebelo, só (converso sobre) Palmeiras. Como palmeirense, jamais recuso conversa ¿ disse o tucano.

Serra afirmou que não aceitaria participar desse tipo de conversa porque movimentos nessa direção seriam precipitados.

¿ Toda essa conversa é para botar cortina de fumaça no processo eleitoral. Para que não se veja o que está acontecendo, a batalha que tem de ser dada, a disputa pelo voto, o empenho que estamos fazendo pela eleição do Alckmin, que haverá de dar certo ¿ avaliou o tucano.

Mercadante continua em segundo lugar, com 18%

Serra manteve a liderança na disputa em São Paulo e seria eleito já no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje. É o que indica pesquisa do Ibope divulgada ontem. O tucano tem 46% das intenções de voto, mesmo índice do levantamento anterior, em 28 de agosto. Com 18% da preferência do eleitorado, o concorrente do PT, senador Aloizio Mercadante, também repetiu o percentual obtido na pesquisa passada e permanece em segundo lugar na disputa. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal ¿O Estado de S. Paulo¿, a pesquisa reafirma a recuperação de Serra. O Ibope ouviu 1.806 eleitores de 88 municípios paulistas, entre sexta-feira e domingo.

* Do Diário de S.Paulo.