Título: SANGUESSUGAS DESUNIDOS FORAM VENCIDOS
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 06/09/2006, O País, p. 4

Dos acusados, 35 votaram a favor e 28 se ausentaram

BRASÍLIA. Os 67 deputados sanguessugas atuaram de forma desunida na votação, ontem, do fim do voto secreto nas sessões de cassação de mandatos no plenário da Câmara. Eles se dividiram. Do total, 35 votaram a favor da proposta e três se abstiveram. Se ausentaram da votação 28 parlamentares acusados de envolvimento com a máfia das ambulâncias. Apenas um dos acusados pela CPI dos Sanguessugas, Cleuber Carneiro (PTB-MG), está licenciado e não podia votar ontem.

Os outros três que votaram, se abstiveram. São eles Adelor Vieira (PMDB-SC), Reinaldo Betão (PL-RJ) e Wanderval Santos (PL-SP).

Mesmo que tivessem atuado de forma organizada e se todos os 67 boicotassem a votação, o projeto do voto secreto seria aprovado. Sobrou voto a favor da proposta, ao contrário das previsões feitas pelos próprio parlamentares pela manhã. Sem eles, a votação cairia dos 383 obtidos para 316. Eram necessários 308.

Alguns deputados desse grupo foram vistos na Câmara mas não foram ao plenário votar. São os casos de Celcita Pinheiro (PFL-MT) e Ricarte de Freitas (PTB-MT).