Título: Datafolha: Lula vai a 51% e Alckmin fica com 27%
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 06/09/2006, O País, p. 13

Apesar do tom mais duro do candidato tucano na TV, petista sobe um ponto e hoje venceria no 1º turno

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, cedeu às pressões de aliados, mudou o tom do discurso e dos programas de TV no horário eleitoral gratuito e passou a atacar o maior adversário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vinculando-o aos escândalos de corrupção. A estratégia, porém, ainda não surtiu efeito. Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada ontem pelo "Jornal Nacional", da Rede Globo, mostra que Lula seria reeleito presidente no primeiro turno, se a eleição fosse hoje.

O petista tem 51% das intenções de voto, um ponto a mais que o registrado no último levantamento, de 29 de agosto. Já Alckmin manteve os mesmos 27% alcançados na semana passada.

Votação espontânea em Lula alcança 41%

Segundo o instituto, a trajetória da senadora Heloísa Helena, do PSOL, é de queda. No início de agosto, tinha 12% dos votos. Passou para 11%, depois 10% e agora obteve 9% das preferências. Cristovam Buarque, do PDT, e Ana Maria Rangel, do PRP, tiveram 1%. José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Costa Pimenta (PCO) não alcançaram nem por 1%. O número de votos em branco ou nulos é de 4%. Os indecisos somam 6%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa mostra que Lula venceria no primeiro turno com 57% dos votos válidos (excluídos os em branco e nulos), um ponto a mais do que obteve no levantamento da semana passada. Segundo o Datafolha, outro dado que evidencia a liderança de Lula na disputa é o percentual de menções espontâneas a seu nome como candidato pelos entrevistados (sem a apresentação de uma lista de opções): 41%, três pontos a mais que na sondagem anterior.

Rejeição a presidente é de 28% dos eleitores

A avaliação do governo Lula variou pouco em relação aos índices da semana passada. Para 48%, ele faz um governo ótimo ou bom. Já 33% acham que seu desempenho é regular (na pesquisa anterior, 36%) e 18% o consideram ruim ou péssimo (eram 16%).

O percentual de eleitores que não votaram em Lula de jeito nenhum no primeiro turno da eleição oscilou de 27% para 28%. Já Alckmin é rejeitado por 23% dos entrevistados, um ponto a menos que na última sondagem.

Num eventual segundo turno, Lula venceria Alckmin com 55% dos votos contra 37% do tucano. O Datafolha ouviu 7.724 eleitores entre os dias 4 e 5 de setembro, em 349 municípios do país. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 15747/2006.