Título: CERIMÔNIAS DE ADEUS
Autor: Fábio Vasconcelos e Fernanda Pontes
Fonte: O Globo, 06/09/2006, Rio, p. 19

Amigos rezam por surfista na Praia do Arpoador e os corpos das três jovens são cremados

Amante do mar, o estudante Ivan da Rocha Guida, condutor do carro acidentado domingo na Lagoa, foi homenageado por um grupo de surfistas no Arpoador, ontem de manhã. Apesar do frio, dez jovens foram à praia e deixaram as pranchas de lado para rezar pelo amigo. No Centro Educacional da Lagoa (CEL), no Jardim Botânico, o clima também era de muita tristeza. Dois dias após a morte das três alunas da 2ª série do ensino médio que estavam no carro, Manoela de Billy Rocha, Ana Clara Rocha Padilla e Joana Kuo Chamis, muitos colegas não conseguiam segurar o choro, segundo funcionários.

Sob forte emoção, foram cremados ontem, no Crematório da Santa Casa, no Caju, os corpos das três jovens. Na cerimônia simples, na sala ecumênica do crematório, pais e amigos se solidarizaram na dor conjunta. Para homenagear as jovens, amigos e familiares confeccionaram dois painéis com fotos delas, desde a infância.

Tio de Ana Clara, Roberto Padilla disse que a tragédia vai servir de lição para todos os jovens. Ele contou que a sobrinha morreu vivendo um momento especial na vida, porque estava apaixonada por Ivan:

- O rapaz era muito legal. Todos gostávamos dele - disse.

Uma almofada e uma camiseta foram depositados em cima do caixão de Manoela. Durante a cerimônia, mais uma vez amigos pediram que fosse tocado o CD do cantor havaiano Jack Jonhson, um dos ídolos da jovem. Ao fim do culto ecumênico e com o caixão desaparecendo na esteira para ser cremado, os pais da jovem não conseguiram controlar a dor e gritaram de desespero.

Nas páginas das três no Orkut (site de relacionamentos), amigos e até desconhecidos deixaram mensagens de pêsames para os pais das meninas. Já os perfis dos rapazes que morreram no acidente, Ivan Rocha Guida e Felipe Travassos de Azevedo Villela, foram retirados do ar.

De acordo com o diretor do IML, Roger Ancillotti, o exame de alcoolemia nos cinco jovens só ficará pronto em 14 dias. Já o laudo da perícia do local do acidente e do carro deve ficar pronto segunda-feira, segundo o diretor do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), Liu Tsun Yaei. O titular da 15ª DP (Gávea), Luiz Alberto Rodrigues, deve intimar, a partir de amanhã, os pais dos cinco para prestarem depoimento. As boletas de consumo do grupo na boate Sky Louge, antes do acidente, só serão requisitadas quando os laudos do ICCE e IML chegarem às mãos do delegado.