Título: DEZOITO QUILOS MAIS MAGRO
Autor:
Fonte: O Globo, 06/09/2006, O Mundo, p. 39
Fidel diz que o pior já passou
HAVANA. Apesar de ter perdido 18,6 quilos desde que anunciou que seria submetido a uma cirurgia, no dia 31 de julho, o presidente de Cuba, Fidel Castro, afirmou ontem que o momento mais crítico de sua crise de saúde ficou para trás e garantiu que vai receber as autoridades presentes na reunião de cúpula do Movimento dos Países não-alinhados, na próxima semana. A mensagem do presidente cubano foi publicada ontem pelo jornal oficial "Granma".
"Posso afirmar que o momento mais crítico ficou para trás. Hoje, me recupero em ritmo satisfatório. Nos próximos dias receberei os visitantes da cúpula", afirmou Fidel no "Granma".
O líder cubano, que aparece em 11 fotografias no jornal, algumas vestido com um pijama azul, lendo e escrevendo, acrescenta ainda que nem todas as suas atividades serão gravadas ou fotografadas, mas que permitirá que algumas notícias sobre seu estado de saúde sejam publicadas nos jornais.
"Todos devemos compreender que não é conveniente oferecer sistematicamente informações, nem divulgar imagens sobre meu estado de saúde. Todos devemos compreender também, com realismo, que o tempo de uma completa recuperação, queiramos ou não, será prolongado", disse.
Fidel, que não informava a evolução de seu estado desde 13 de agosto, afirmou que perdeu 18,6 quilos e que há poucos dias foi retirado seu último ponto cirúrgico, depois de 34 dias de convalescença de uma cirurgia intestinal.
O presidente também afirmou que em nenhum dia, desde o início da doença, deixou "de fazer um esforço para sanar as conseqüências políticas da entrega do poder".