Título: DATAFOLHA: FROSSARD CRESCE E ENCOSTA EM CRIVELLA
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 07/09/2006, O País, p. 9

Deputada e senador estão tecnicamente empatados no segundo lugar, mas Cabral sobe e lidera com folga

O senador Sérgio Cabral continua líder na disputa pelo governo do Rio, mas esquentou a briga pela segunda posição. Pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e divulgada no ¿RJ-TV¿ ontem mostra que, se a eleição fosse hoje, Cabral teria 44% dos votos, dois pontos a mais que no levantamento da semana passada. Já a deputada Denise Frossard (PPS) passou de 11% para 15% das preferências e está em empate técnico com o senador Marcelo Crivella (PRB), que perdeu um ponto e oscilou de 19% para 18% dos votos. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, a deputada pode ter entre 12% e 18% dos votos, e o senador, de 15% a 21%.

Segundo o diretor-presidente do Datafolha, Mauro Paulino, não é possível afirmar que Cabral venceria a eleição no primeiro turno. O candidato tem 51% dos votos válidos, mas, levando em conta a margem de erro, pode ter entre 48% e 54% das preferências.

O deputado Eduardo Paes, candidato do PSDB, oscilou negativamente de 3% para 2% dos votos. Carlos Lupi (PDT), Milton Temer (PSOL), Vladimir Palmeira (PT), Luiz Novaes (PSDC), Eliane Cunha (PRP) e Alexandre Furtado (PSL) ficaram na faixa de 1%. Thelma Maria, do PCO, não atingiu nem 1% as menções. Os votos em branco e nulos somam 6%, uma redução de cinco pontos em relação à semana passada. Os indecisos se mantêm em 8%.

Num eventual segundo turno com Crivella, Cabral venceria com 59% dos votos, contra 29% do concorrente. Se a disputa fosse com Frossard, Cabral teria 58% e ela, 31%.

Segundo o Datafolha, Frossard cresceu especialmente entre o eleitorado mais rico e com maior escolaridade. Na faixa que recebe mais de dez salários mínimos, ela passou de 22% para 34% das preferências. E entre os eleitores com curso superior, ela saltou de 22% para 31% ¿ faixa em que Cabral caiu de 35% para 30%.

A deputada também teve resultado expressivo entre as mulheres (de 12% para 16%) e na região metropolitana (de 11% para 17%).

Já Crivella, de acordo com a pesquisa, perdeu votos em todos os segmentos, mas está à frente da deputada no interior do estado (22% contra 12%). Também está mais bem colocado que ela entre os eleitores mais velhos (18% contra 11%), faixa em que Cabral caiu cinco pontos e foi de 52% para 47%. Crivella também supera Frossard entre os mais pobres (21% contra 9%) e entre os de baixa escolaridade (20% contra 8%).

A divisão do palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com Vladimir e Crivella rendeu mais votos para o senador: 21% dos eleitores de Lula preferem Crivella e 3%, Vladimir. Mas a maioria dos eleitores do presidente está com Cabral: 47%, apesar de sua declarada neutralidade na disputa presidencial e dos ataques de Lula em comícios no Rio.

Na eleição para o Senado, Jandira Feghali, do PCdoB, ampliou a vantagem sobre o principal adversário, o deputado Francisco Dornelles, do PP. Ela passou de 23% dos votos para 31%, enquanto ele subiu de 20% para 23%. O terceiro colocado é o tucano Ronaldo Cezar Coelho, que manteve 7%. Alfredo Sirkis, do PV, oscilou de 4% para 3%. Os votos em branco e nulos somam 11% e os indecisos são 17%.