Título: SERRA MANTÉM LIDERANÇA E VENCERIA NO 1º TURNO
Autor:
Fonte: O Globo, 07/09/2006, O País, p. 9
Tucano tem 49% das preferências, 15 pontos a mais que soma dos votos dos adversários
SÃO PAULO. O candidato do PSDB, José Serra, seria eleito governador de São Paulo no primeiro turno caso a eleição fosse hoje, segundo pesquisa do Datafolha divulgada ontem pela TV Globo. O instituto consultou eleitores nos dias 4 e 5 e constatou que o tucano aparece com 49% das intenções de voto dos paulistas, 15 pontos percentuais acima da soma de todos os seus adversários. Na pesquisa anterior, Serra tinha 48% dos votos.
Na segunda posição está o senador Aloizio Mercadante, candidato do PT, com 18% das preferências do eleitor paulista, o mesmo índice alcançado na pesquisa anterior. Em terceiro lugar aparece o candidato do PMDB, Orestes Quércia, com 11% (tinha 10%).
Carlos Apolinário (PDT) tem 2% (tinha os mesmos 2%). Aparecem com 1% cada os candidatos Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Cunha Lima (PSDC) e Cláudio de Mauro (PV).
Na hipótese de um segundo turno, de acordo com o Datafolha, Serra venceria Mercadante por 62% a 28% dos votos. De acordo com o instituto, os eleitores que pretendem anular o voto ou votar em branco chegam a 8% do total. Não souberam ou não quiseram responder à pesquisa 9% dos entrevistados.
Os candidatos Anaí Caproni (PCO), Éder Xavier (PTC), Fred Correa (PTN), Pedro Viviani (PMN), Mário Luiz Guide (PSB), Renato Reichmann (Prona), Roberto Siqueira (PSL), Roberto Sarly Júnior (PAN) e Tarcísio Foglio (PSC) não atingiram 1% das intenções de voto.
O instituto entrevistou 2.026 pessoas em 64 municípios do Estado de São Paulo. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo com o número 307995/2006.