Título: DIRIGENTE DA CUT DIZ QUE DF FICARÁ VERMELHO HOJE
Autor: Cristiane Jungblut e Maria Lima
Fonte: O Globo, 07/09/2006, O País, p. 11

Em comício, Lula diz que adversários estão `babando de raiva¿ e cobra de aliados lealdade até nas horas difíceis

BRASÍLIA. Durante o comício ontem à noite na cidade-satélite de Ceilândia, no Distrito Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva endureceu o discurso contra seus adversários. Sob uma forte chuva, em discurso para cerca de três mil pessoas, Lula disse que seus opositores estão babando de raiva, e prometeu que, se for reeleito, vai fazer em oito anos mais do que a oposição faria em 20 ou 30 anos.

¿ É por conta deste país que vamos construir que os meus adversários estão tão nervosos, tão irritados. Os meus adversários chegam a babar de raiva. Tem um que chegou a falar que vamos acabar com essa raça, mas essa raça somos nós. Vamos ganhar essa eleição. E, se ganharmos essas eleições, eles vão perceber que, com a experiência que temos, com tudo o que aprendemos e já fizemos, com mais quatro anos faremos mais do que eles em 20, 30 anos ¿ disse Lula, sendo aplaudido e fazendo referência ao presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC).

Ao citar o ex-ministro dos Esportes Agnelo Queiroz (PCdoB), candidato ao Senado por Brasília, como exemplo de lealdade, Lula disse que os companheiros têm que ser leais até nos momentos difíceis. Para Lula , quem faz política com seriedade sempre terá seguidores.

¿ Companheiro para estar bem com a gente apenas na hora da festa é muito fácil. Quero ver os companheiros ficarem para limpar a mesa que está suja, limpar as cadeiras e os pratos. A política, quando é feita com seriedade, tem seguidores. Tem muita gente que critica a política, mas quando não tem política o que vem no lugar é pior.

Ao falar de lealdade, Lula cometeu ato falho ao elogiar discurso da candidata petista ao governo do Distrito Federal, Arlete Sampaio.

¿ Essa mulher só tem um defeito: a lealdade, a lealdade, a ética e a vontade de trabalhar.

Os mestres de cerimônia do comício que Lula fez ontem à noite em Ceilândia passaram a noite convidando o público para prestigiar Lula no desfile oficial do Sete de Setembro, hoje, em Brasília. O presidente ainda não tinha chegado ao comício quando o animador Zunga, da direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no DF, disse que pretende fazer uma festa vermelha durante o evento.

¿ Amanhã (hoje) vamos lotar a Esplanada. Precisamos deixar o Distrito Federal vermelho, como já fizemos no passado. Foi esse retirante de Garanhuns quem devolveu a nós o orgulho de sermos brasileiros, por isso a importância de cada cidadão, cada cidadã de Brasília estar lá amanhã ¿ disse Zunga.

No comício em Ceilândia, maior colégio eleitoral do Distrito Federal, Lula dividiu o palanque com mais um aliado acusado pelos recentes escândalos de corrupção, o candidato a deputado Geraldo Magela (PT), que teria ligação com o caso Waldomiro Diniz. Ele teria recebido R$100 mil, resultado de propina cobrada por Waldomiro Diniz, ao empresário de jogos Carlos Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

O governo montou um escudo de 1.700 convidados em frente ao palanque do presidente, para abafar eventuais vaias no desfile. Os convites foram distribuídos para servidores públicos e familiares, movimentos sociais e parentes dos militares e civis que participam do desfile. Lula Marisa Letícia, deve percorrer cerca de um quilômetro em carro aberto, até o palanque oficial, em frente ao Ministério da Defesa. No ano passado, quando as denúncias do mensalão dominavam o cenário político, Lula foi vaiado. Mas também foi aplaudido nas proximidades do palanque oficial, onde se concentravam militantes do PT, numa área considerada de segurança.