Título: CAMPANHA DE ALCKMIN VAI PARA O TUDO OU NADA
Autor: Adriana Vasconcelos e Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 07/09/2006, O País, p. 12

Para conseguir mais empenho de Aécio e Serra em Minas e SP, candidato a presidente defende fim da reeleição

BRASÍLIA. Após a divulgação da última pesquisa Datafolha, que confirma a liderança folgada do presidente Lula na disputa presidencial, o candidato tucano, Geraldo Alckmin, e o comando de sua campanha passaram ontem a madrugada reunidos para discutir a estratégia nos últimos 23 dias até as eleições. Ontem, Alckmin disse que, se eleito, se empenhará pessoalmente para acabar com a reeleição. O gesto do candidato foi interpretado como uma tentativa de garantir de vez o envolvimento dos dois principais cabos eleitorais do PSDB em sua campanha: o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o ex-prefeito de São Paulo José Serra.

Em reuniões com a cúpula tucana e com pefelistas ¿ esta na casa do presidente do partido, senador Jorge Bornhausen (SC) ¿ chegou-se à conclusão que é hora de partir para o tudo ou nada. Os principais líderes das duas legendas serão convocados para assumir a frente da campanha em seus estados.

Alckmin, que até agora vinha evitando se declarar contra a reeleição, recebeu recados de que Serra e Aécio estariam evitando se empenhar na campanha nacional por causa de suas supostas pretensões de disputar a sucessão presidencial em 2010. A ajuda de Serra em São Paulo é considerada importante para ajudar Alckmin a aumentar sua vantagem no estado em relação presidente Lula.

Em Minas, a participação de Aécio é considerada fundamental para que Alckmin supere a marca dos 30% das intenções de votos no segundo maior colégio eleitoral do país. Durante debate promovido pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Alckmin criticou a reeleição.

¿ Considero a reeleição um pouco mais do mesmo. Por isso, não acredito nela ¿ afirmou Alckmin, acrescentando logo depois, numa entrevista: ¿ Reeleição é um tema do Congresso Nacional, e, no que eu puder ajudar, vou ajudar para acabar.