Título: LULA: `TUDO INDICA QUE VOU SER REELEITO MESMO¿
Autor: Luiza Damé e Patricia Duarte
Fonte: O Globo, 07/09/2006, O País, p. 13
Em almoço com empresários do setor de turismo, presidente discursa como se já tivesse reeleição garantida
BRASÍLIA. O compromisso era de governo, mas o almoço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com empresários de turismo se transformou num evento de campanha. Depois de ouvir declarações de voto e pedidos para que o ministro Walfrido Mares Guia, patrocinador do encontro, continue no Turismo, o presidente discursou como reeleito e fez planos para o setor.
Segundo relato de empresários presentes, Lula, citando pesquisas, afirmou:
¿ Tudo indica que vou ser reeleito mesmo.
Ao sair da casa do ministro das Comunicações, Hélio Costa, onde aconteceu o almoço de quase três horas, o presidente foi surpreendido por gritos de ¿fora Lula¿. Uma moradora da casa em frente gritou duas vezes e se escondeu atrás de uma janela. Lula levantou a cabeça rapidamente ao ouvir os gritos, demonstrando ligeiro constrangimento e logo entrou no carro.
Lula demonstrou otimismo com o turismo e procurou minimizar o pífio crescimento da economia no segundo trimestre. Disse aos empresários não estar preocupado com os números, porque o país está crescendo e a população percebe os efeitos do desenvolvimento na vida.
Walfrido negou que, no almoço, tenha sido pedida contribuição dos empresários para a campanha de Lula.
¿ Foi uma reunião de governo. Não se discutiu campanha, voto nem contribuição de maneira alguma ¿ disse.
Embora Walfrido tenha afirmado que o encontro era de governo, segundo empresários, Lula novamente reclamou que o mandato de quatro anos é curto.
Comemoração por votação no Congresso
Os empresários disseram que a continuidade das políticas para turismo dependem da reeleição de Lula para não haver interrupção dos projetos.
¿ Houve um consenso entre os empresários de que, à luz da política de turismo, ele merece um segundo mandato. Minha preferência, como nordestino, é continuar com um nordestino no Planalto ¿ disse o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), João Martins.
Após o encontro, Lula comemorou o resultado do esforço concentrado na Câmara, especialmente a aprovação da Lei Geral da Pequena e Microempresa e da loteria Timemania, criada para sanear as finanças dos times de futebol. Ontem mesmo, ele havia pediu empenho para aprovação do projeto da pequena e microempresa antes das eleições. Ele teme que parlamentares derrotados em outubro não voltem ao Congresso, dificultando a votação.
¿ Quando fiquei sabendo da aprovação, só faltei colocar as mãos para o céu e rezar, porque acho extremamente necessária ¿ disse Lula.