Título: HUMBERTO COSTA PÕE NO AR A FALA DO PRESIDENTE
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 07/09/2006, O País, p. 16

Apoio é usado para rebater acusações

RECIFE. Um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter defendido em público o ex-ministro da Saúde Humberto Costa das acusações de envolvimento com a máfia dos vampiros, o petista candidato à sucessão estadual começou ontem a utilizar no seu programa eleitoral gratuito as imagens e o recado que o presidente deu no comício realizado, na última terça-feira, em Caruaru, a 130 quilômetros da capital, quando Lula o isentou de culpa nas fraudes envolvendo a compra superfaturada de hemoderivados.

O ex-ministro foi indiciado em inquérito pela Polícia Federal, o que vem sendo explorado por seus adversários nos programas no rádio e na TV. Em seu programa, Humberto Costa volta a se defender das acusações dos adversários inclusive no programa eleitoral. Ontem, um locutor chamou a atenção do telespectador para o que ¿Lula disse de Humberto¿. Em seguida, foram reproduzidas imagens e trechos da fala do presidente sobre o seu ex auxiliar.

¿O povo é mais inteligente que a classe política e ele vai dando resposta a cada dia e a cada hora. Por isso, Humberto, não se deixe perturbar, não se deixe perturbar pelas acusações. Eu sou testemunha que foi esse companheiro que mandou uma carta para a Polícia Federal, pedindo para investigar o sanguessuga¿, repete o programa.

A produção não editou a fala do presidente, que comete um engano ao referir-se à máfia dos vampiros, que eclodiu ainda na gestão de Humberto Costa. A dos sanguessugas estourou meses depois, já quando o pernambucano não estava mais no Ministério da Saúde.

¿Não se preocupe, por enquanto, se há visão de alguém que investigou alguém, você vai ter o tempo necessário para provar a lisura do seu comportamento. Porque nós vamos derrotá-lo, não é batendo boca com ele na televisão mas na urna, no dia 1º de outubro, quando vamos derrotar os nossos detratores¿, conclama o presidente.