Título: FALÊNCIAS CRESCERAM 42,8% EM AGOSTO
Autor: Mirelle de França
Fonte: O Globo, 07/09/2006, Economia, p. 28

Para Serasa, isso é reflexo de juros altos e importações baratas

SÃO PAULO. Pesquisa divulgada ontem pela Serasa mostrou aumento de 42,8% no número de falências decretadas em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2005. Foram decretadas 287 falências no mês passado, contra 201 em agosto de 2005. Para os técnicos da Serasa, esse resultado reflete o desaquecimento do mercado interno e a maior concorrência dos importados.

Esse crescimento, de acordo com a entidade, ¿reflete a dificuldade enfrentada principalmente pelas pequenas e médias empresas em honrar seus compromissos financeiros, diante de um cenário de juros elevados, menor crescimento das exportações e maior concorrência dos produtos importados¿.

Na direção inversa, a pesquisa apurou queda de 53,9% do número de novos pedidos de falência em agosto. Os requerimentos totalizaram 347 eventos, contra 752 pedidos em agosto do ano passado. Neste caso, os técnicos da Serasa afirmam que o recuo tem a ver com a nova Lei de Falências, que desestimulou a utilização do requerimento como um instrumento de cobrança e estabeleceu um limite mínimo, em reais, para sua aplicação. (Aguinaldo Novo)