Título: VARIG: GOVERNO QUER ROTAS DISTRIBUÍDAS
Autor:
Fonte: O Globo, 07/09/2006, Economia, p. 31

Lula e ministros escutam reclamações de empresários de turismo

BRASÍLIA e RIO. A Varig foi um dos principais assuntos do almoço de ontem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros com 21 empresários de turismo. Diante das reclamações sobre os gargalos na aviação civil, com a redução drástica de vôos da Varig, o governo se mostrou favorável à redistribuição de rotas e espaços da empresa ¿ como decidiu a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em confronto com a Justiça do Rio. Lula chegou a dizer que é preciso uma solução rápida porque ¿o brasileiro tem o direito de ir e vir¿.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu maior nacionalização dos vôos internacionais. Com o encolhimento da Varig, só empresas estrangeiras fazem algumas rotas, até devido a limitações de acordos bilaterais. O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, também defendeu uma solução para a Varig como necessária para o setor. O presidente da Gol, Constantino Júnior, afirmou que as empresas precisam de mais ¿espaços disponíveis¿ (como balcões de check-in e freqüências) e rotas para prestar melhor serviço aos usuários.

A Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) instalou ontem a CPI da Varig, para apurar possíveis irregularidades na compra da empresa.