Título: PRESIDENTE CITA LEI QUE BENEFICIOU IGREJAS E DIZ: 'SOMOS TODOS CRENTES¿
Autor: Cássio Bruno e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 09/09/2006, O País, p. 4
Lula chama pastores de companheiros e comemora apoio de evangélicos
Em lua-de-mel com os evangélicos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aderiu ontem ao discurso religioso. Ao receber o apoio da Congregação Nacional das Assembléias de Deus do Ministério de Madureira, na Zona Oeste do Rio, o presidente citou oito vezes o nome de Deus em 18 minutos de discurso. Lula chamou os 1.200 pastores que participaram do encontro, na Catedral de Santa Cruz, de companheiros e disse ser um homem de fé.
¿ Somos todos crentes e somos todos brasileiros. Amamos esse país e queremos ele cada vez mais forte a mais justo ¿ declarou ele.
Em mais um depoimento sobre sua trajetória, o presidente falou como um fiel:
¿ Se tem um ser humano que tem que todo dia olhar para o céu e agradecer a Deus sua generosidade sou eu ¿ afirmou o presidente, lembrando que, em 2002, o tratamento foi diferente:
¿ Durante tantos anos da minha vida eu fui acusado de que, se eu ganhasse as eleições, ia fechar as igrejas evangélicas. Quis Deus que eu fosse eleito e criasse a lei, estabelecendo definitivamente a liberdade religiosa no país ¿ disse o presidente, ignorando que o princípio é previsto na Constituição.
¿E o mensalão, presidente?¿
Presidente da Congregação Nacional das Assembléias de Deus¿ que reúne dez milhões de fiéis¿, o bispo Manoel Ferreira disse que Lula ¿é o homem que mais se identifica com os pobres¿.
¿ As suas origens pesaram muito nesse julgamento. O Fome Zero, os 11 milhões de brasileiros que multiplicaram-se recebem esse pequeno recurso mensal, mas que, na mão de uma pessoa carente, necessitada, é um oásis. É uma fonte de água no deserto ¿ disse Ferreira, candidato a deputado federal pelo PTB e que já pediu votos para os candidatos ao governo estado do Rio Sérgio Cabral (PMDB), Marcelo Crivella (PRB) e Eduardo Paes (PSDB).
Segundo Manoel Ferreira, a decisão dos evangélicos de apoiar Lula aconteceu em julho, sem nenhuma contrapartida do presidente:
¿ O poder deve estar na mão daquele a quem realmente Deus e o povo outorgaram.
Em meio à adesão no encontro de ontem, pelo menos uma voz dissonante. Um pastor, que não se identificou, repetia, em voz baixa: ¿E o mensalão, presidente?¿.
Antes de Lula iniciar seu discurso, Manoel Ferreira citou um trecho bíblico para elogiar a importância do presidente junto aos pobres.
¿ Quero citar o livro de provérbios 31, versículo 8, que diz: ¿Abre a boca a favor do mudo pelo direito de todos que se acham desamparados¿.
No fim do encontro, Abner Ferreira iniciou uma oração para Lula com a ajuda dos pastores presentes.
¿ Nós te louvamos Senhor pela vida e mentalidade deste homem (Lula). Pedimos ao Senhor que continue o abençoando, tomando conta de sua vida em todos os seus caminhos. Proteja-o de todo mal (...) O Brasil pertence a Jesus Cristo ¿ clamou Abner, enquanto pastores oravam de olhos fechados e com as mãos para cima.
Marcelo Crivella, bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e aliado político de Lula, foi ao encontro da Assembléia de Deus, e também orou pelo presidente.
¿ Fui convidado. O presidente Lula está conseguindo o que nenhum presidente conseguiu até hoje: o apoio fechado de todos os evangélicos. Nem o Garotinho teve isso ¿ afirmou Crivella.
Na quarta-feira, o presidente Lula voltará a se encontrar com evangélicos, desta vez em Nova Iguaçu. De acordo com o pastor-presidente da Assembléia de Deus de Nova Iguaçu, João Nunes, o objetivo é reunir pelo menos quatro mil pastores.