Título: PETISTAS REAGEM A FH, A QUEM ACUSAM DE ISOLAMENTO E DESCRÉDITO
Autor: Cássio Bruno e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 09/09/2006, O País, p. 5

Imagine alguém que governou oito anos ser escondido¿, diz Berzoini

BRASÍLIA, SÃO PAULO e CANOAS (RS). Os petistas reagiram com ironia e críticas às afirmações do ex-presidente Fernando Henrique, que, referindo-se a recentes escândalos de corrupção como mensalão e valerioduto, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem condições morais para governar e que é ¿passível de crime de responsabilidade¿.

¿ Imagine alguém que governou o país por oito anos ser escondido pelo partido. Tenho compaixão porque as pesquisas mostram que ele não é uma boa companhia em época de eleição. É constrangedor para ele ¿ afirmou o presidente do PT, Ricardo Berzoini, referindo-se ao fato de o ex-presidente não ser mostrado como referência no horário eleitoral do PSDB.

O presidente do PT ainda acusou Fernando Henrique de irresponsável ao falar de corrupção e citar o presidente Lula. A grande maioria das denúncias de corrupção contra o governo petista, porém, partiu de aliados do próprio PT e foi confirmada por investigações de CPIs e pela procuradoria-geral da República.

¿ É uma tentativa de aparecer no cenário político. São declarações irresponsáveis de uma pessoa que foi acusada de corrupção várias vezes, como na privatização das teles e na compra da reeleição, e que sempre abafou as instituições que deveriam investigar ¿ disse Berzoini.

Na visita do presidente Lula a Canoas, no Rio Grande do Sul, coube à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, rebater as críticas de Fernando Henrique. Segundo Dilma, a carta é um sinal de desespero diante da derrota eleitoral.

¿ Esse debate é característico de pessoas desesperadas em um momento de derrota.

Dilma afirmou que Lula não comentou a carta e não pretende responder ao ex-presidente. Segundo ela, o PT não vai ¿baixar o nível¿ da campanha.

Dilma disse enxergar resquícios da ditadura nos ataques de Fernando Henrique:

¿ Sabe por que não deixavam ter eleições? Havia uma certeza que não sabíamos votar. Isso é uma lembrança, uma reminiscência, um resquício do processo ditatorial. A gente acaba com uma ditadura mas leva tempo para acabar com as conseqüências dela.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que Fernando Henrique passa por um processo de ¿isolamento e descrédito¿.

O assessor especial da Presidência e primeiro vice-presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, atacou:

¿ O lacerdismo não tem mais condições de vingar. Fernando Henrique deveria saber disso. O país avançou democraticamente e a sociedade vai repudiar isso nas urnas¿- disse Marco Aurélio.

O assessor relembrou discurso recente do ex-presidente em que ele citou Lacerda depois de perguntar o que faltava ao Brasil como reação ao governo Lula.

¿ Ele quase propõe que o Brasil troque de povo. Entende que o Brasil não sabe escolher. É lamentável, e isso é resultado do fracasso de toda aposta que foi feita para fazer o governo sangrar. A aposta fracassou e Fernando Henrique deveria ter a grandeza de se recolher ¿ disse Garcia.