Título: LULA: `É SAGRADO UM GOVERNO CUIDAR DE SEUS FILHOS¿
Autor: Cássio Bruno e Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 09/09/2006, O País, p. 5

Com evangélicos, presidente compara críticos a Hitler: `Daqui a pouco eles vão propor a mudança do povo¿

Num discurso em tom paternalista ontem no Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou os pobres a filhos e disse que cuidar deles é ¿tarefa sagrada¿ do governo. Lula discursou para pastores da Convenção Nacional de Pastores da Assembléias de Deus do Ministério de Madureira e disse que a política social do governo está incomodando os adversários. Sem citar nomes e numa resposta velada à carta do presidente Fernando Henrique Cardoso ao PSDB, que criticou o assistencialismo, Lula disse que os opositores gostariam de mudar o povo:

¿ Não tem nada mais sagrado do que um governo cuidar dos seus filhos. Tem gente incomodada. Tem gente agora achando até que pobre não pode mais votar porque está votando em mim. Daqui a pouco eles vão propor a mudança do povo. E nós sabemos que quando as pessoas começam a duvidar do povo e querem criar um povo melhor do que o nosso povo o Hitler serve como experiência de quem quer criar uma raça superior ¿ disse o presidente, que elogiou os trabalhos sociais das igrejas evangélicas.

Ex-presidente tinha vergonha de evangélicos, diz Lula

De novo sem citar claramente o antecessor, Lula afirmou que um ex-presidente, no exercício do mandato, se reunia às escondidas com evangélicos que o apoiaram durante a campanha:

¿ Tem gente que tem vergonha. Tem gente que estudou tanto que acha que estar do lado dos evangélicos é estar do lado do atraso. Eu lembro de um presidente que foi eleito nesse pais, não vou dizer quem porque vocês sabem, que depois de ser eleito com o apoio de vários segmentos das igrejas evangélicas, só se reunia com os evangélicos à noite, com vergonha ¿ afirmou o presidente, no discurso.

Lula, que costuma lembrar o fato de ter pouco estudo e ser filho de mãe analfabeta, ironizou os que valorizam o diploma acadêmico. Para ele, há lições que a universidade não ensina:

¿ Nada é mais sagrado que o tratamento que uma mãe dá aos filhos. Se tiver um doente, de cama, vai precisar de todo chamego dela. Isso eu aprendi com minha mãe. Essa é uma lição de vida que a gente não aprende na universidade, nem em cursos de pós-graduação no exterior.

Com as estatísticas dos programas sociais nas mãos, Lula disse que o investimento federal no combate à pobreza incomoda os adversários. Comparando dados de seu governo com a administração Fernando Henrique, afirmou que os investimentos no setor pularam de R$7 bilhões para R$23 bilhões:

Na carta ao PSDB, Fernando Henrique defende que o partido condene ¿todas as formas de populismo¿ e não se contente com o assistencialismo. Lula disse o Brasil não pode mais ser governado como se o povo fosse um número estatístico.

¿ Tudo já esta resolvido no economês. O Brasil tem que ser governado com a força do batimento do coração da gente ¿ disse Lula, que não quis comentar a carta de FH ao PSDB.

www.oglobo.com.br/pais/eleicoes2006