Título: IBOPE: ALCKMIN SOBE, MAS LULA VENCERIA NO 1º TURNO
Autor: Isabel Braga e Raquel Miura
Fonte: O Globo, 09/09/2006, O País, p. 10

Segundo pesquisa, tucano cresce dois pontos e passa para 27%; petista se mantém com 48%

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, foi o único candidato a subir na mais recente pesquisa do Ibope sobre a sucessão presidêncial. Alckmin, que há duas semanas passou a associar o governo Lula aos escândalos de corrupção no horário eleitoral, passou de 25% para 27%, variando dentro da margem de erro de dois pontos.

Lula manteve o mesmo índice da pesquisa anterior (48%) e hoje venceria no primeiro turno. Mas a diferença entre o presidente e a soma dos outros candidatos, que já chegou a ser de 14 pontos percentuais no fim de agosto, caiu para dez pontos nesta sondagem.

A candidata do PSOL, Heloísa Helena, continua com os 9% que tinha na pesquisa anterior. Cristovam Buarque (PDT) e Ana Maria Rangel (PRP) também mantiveram o 1% que tinham na última consulta. José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Costa Pimenta (PCO) não pontuaram, de acordo com a pesquisa, realizada de 5 a 7 de setembro.

Índice de votos nulos e em branco cai dois pontos

Foram realizadas 3.010 entrevistas em 197 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 15.882/2006.

Alckmin ganhou pontos junto a eleitores que estavam decididos a anular o voto ou votariam em branco. Esse índice caiu de 8% para 6%, sendo que 8% ainda se declaram indecisos. O tucano também reduziu a vantagem de Lula na simulação de um segundo turno. Alckmin cresceu de 36% para 37%, enquanto o presidente manteve os 51% da sondagem anterior. A diferença entre os dois ¿ que foi de nove pontos em julho e chegou a 22 pontos na pesquisa de 27 de agosto ¿ agora está em 14 pontos. Alckmin comemorou:

¿ Eu falei que a campanha começava depois do 7 de setembro. Tudo indica que vamos para o segundo turno. A diferença hoje é de dez pontos (entre os votos de Lula e a soma de todos os outros), é preciso virar cinco. Recebo com a sandália da humildade.

Lula tem 72% de intenções de voto no Nordeste

O governo Lula recebeu a melhor avaliação da série de pesquisas do Ibope desde junho. O índice de ótimo/bom subiu de 43% para 46%. A avaliação regular caiu de 38% para 35% e a de ruim/péssimo cresceu um ponto, atingindo 19%. O índice de rejeição do presidente chegou aos 27%, crescendo um ponto. Já o de Alckmin cresceu dois pontos percentuais e chegou a 21%.

Lula tem mais intenções de voto de homens que de mulheres (52% contra 44%). Por faixa etária, Lula tem mais votos entre os eleitores de 16 anos a 24 anos: 50%. Pelos níveis de escolaridade, Lula alcança 57% entre quem tem até a quarta série do ensino fundamental e 32% entre os de nível superior.

Alckmin tem mais votos de mulheres que de homens (29% contra 26%) e lidera na faixa dos que têm curso superior (35%). Heloísa Helena tem seu melhor desempenho também entre quem tem nível superior (15%). Lula alcança 72% no Nordeste contra 13% de Alckmin. Mas na Região Sul, Alckmin já aparece com 36% das intenções, um ponto à frente do presidente.