Título: CRISTOVAM CULPA LULA POR DEBATES CANCELADOS
Autor: Paula Autran
Fonte: O Globo, 08/09/2006, O País, p. 8

Segundo pedetista, presidente estaria pressionando emissoras de TV a não realizar encontros com candidatos

O candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque, acusou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, de pressionar as emissoras de TV para que não haja debates entre os concorrentes ao cargo. Segundo Cristovam ¿ que passou o feriado de Sete de Setembro no Rio ¿ o fato de Lula não querer discutir suas propostas é um desrespeito ao povo e à democracia.

¿ A Record já cancelou o seu debate, que seria segunda-feira passada. E recebi a informação de que o SBT também não fará o dela. O único debate mantido é o da TV Globo, dia 28 ¿ disse Cristovam, negando que as emissoras tenham informado que cancelaram a programação por pressão do presidente.

¿ Mas por qual razão seria? O presidente diz ¿eu não vou¿ e isto já não é uma pressão? ¿ questionou.

Procurados, os responsáveis pela Record e pelo SBT não foram encontrados ontem para comentar o assunto.

Em caminhada do Posto Seis ao Leme, Cristovam ¿ acompanhado de Carlos Lupi, candidato do PDT ao governo do estado, e de cerca de mil militantes com bandeiras e rosas vermelhas, símbolo do partido ¿ homenageou o ex-governador Leonel Brizola, ao parar em frente ao prédio do líder pedetista, na Avenida Atlântica, e promover uma salva de palmas.

¿ Se em vez de ¿Ordem e progresso¿, se colocasse ¿Educação e progresso¿ na bandeira, todo o Brasil seria capaz de reconhecê-la, não só pelas cores ¿ disse Cristovam, em referência ao Dia da Independência.

Mais tarde, após panfletar na Quinta da Boa Vista, Cristovam voltou a tocar no assunto, em breve discurso na Feira de São Cristóvão, onde encerrou a agenda no Rio, depois de comer carne de sol e queijo coalho:

¿ Um país que tem algo escrito em sua bandeira não tem direito a ter analfabetos. Vamos mudar a educação no país, e não a nossa bandeira!