Título: PETISTA JÁ ARTICULA 2010 COM O PMDB
Autor: Alan Gripp, Demétrio Weber, Luiza Damé e Carolina
Fonte: O Globo, 08/09/2006, O País, p. 10

Sem sucessor natural no PT, presidente pede ao partido um projeto nacional

BRASÍLIA. Confiante de que será reeleito nas eleições de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já faz planos com o PMDB para a própria sucessão, em 2010. Esse foi um dos assuntos abordados por Lula numa reunião na última quarta-feira com um grupo de peemedebistas, entre eles o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), o ex-presidente José Sarney (AP), o ex-ministro das Comunicações Eunício Oliveira (CE), o deputado Delfim Netto (SP) e o atual líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR).

Sem um sucessor natural dentro do PT, Lula sugeriu aos aliados do PMDB ¿ com quem já declarou que pretende governar os próximos quatro anos ¿ que comecem a traçar um projeto nacional para o partido.

¿ Está na hora de o PMDB deixar de ser um partido forte apenas regionalmente. Para isso, o partido terá de se estruturar nacionalmente e encontrar um nome para disputar a eleição de 2010 ¿ observou o presidente, de acordo com o relato de um dos presentes à reunião.

Lula, no encontro, teria evitado citar nomes que poderiam encarnar esse projeto nacional do PMDB. Mas, para alguns desses interlocutores, teria ficado claro que o presidente se referia ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves, hoje no PSDB, com quem sempre teve um excelente relacionamento.

Aécio seria opção do partido para sucessão presidencial

Em plena disputa pela reeleição e pressionado pela cúpula tucana para ajudar mais na campanha do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, Aécio prefere não discutir publicamente seus planos para o futuro.

Nos bastidores, no entanto, o governador mineiro admite que tem sido assediado não só pelo PMDB, como por outras legendas que gostariam de tê-lo como candidato à Presidência em 2010.

Na reunião com Lula, os líderes governistas do PMDB apresentaram um mapa das eleições deste ano que indica, segundo eles, a possibilidade de o partido eleger de nove a 11 governadores, de sete a oito senadores e uma bancada na Câmara de 90 a 95 deputados. Se essas previsões se confirmarem, a importância do partido num segundo mandato de Lula só tende a crescer.

Mas dificilmente o presidente escapará de ter de administrar uma nova disputa interna dentro do PMDB. Só que não serão mais apenas entre as alas governista e oposicionista, mas entre os deputados e senadores do partido. Em razão da atitude do presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), que nunca aceitou a aliança do partido com o governo Lula, a bancada do partido na Câmara se sente hoje prejudicada.

Deputados peemedebistas reclamam que os três ministérios do PMDB foram divididos entre os senadores do partido, assim como todos os cargos oferecidos na direção das estatais ¿ Correios, Eletronorte, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. E já avisaram que, para dar apoio ao presidente, isso terá de mudar no próximo mandato de Lula.

A eleição para a presidência da Câmara e do Senado, no início do próximo ano, também será outro foco de disputas dentro do PMDB. Renan já estaria articulando a própria reeleição, enquanto deputados peemedebistas fazem planos de voltar ao comando da Câmara, caso o partido venha a ter a maior bancada da Casa.

¿ Se tiver de haver um rodízio, será a vez de o PMDB do Senado abrir mão do comando da Casa ¿ adverte um dirigente peemedebista.

Prioridade para a lei das micro e pequenas empresas

Além das questões políticas para o futuro, o presidente Lula aproveitou o encontro com Renan e outros líderes do PMDB para pedir o empenho do Senado na apreciação do projeto de lei da micro e pequena empresa, aprovado esta semana pela Câmara.

Segundo o senador Sarney, Lula quer agilidade para votar a matéria no Senado e pediu a Renan que estudasse a possibilidade de convocar outro esforço concentrado dos senadores, antes das eleições, para apreciar o projeto. Ainda segundo Sarney, Renan disse que iria conversar com os líderes para ver se há clima para isso