Título: ESQUEMA DO GOVERNO POUPA LULA DAS VAIAS
Autor: Alan Gripp, Demétrio Weber, Luiza Damé e Carolina
Fonte: O Globo, 08/09/2006, O País, p. 10

Estratégia de posicionar 1.700 convidados em arquibancada próxima à tribuna evita apupos no desfile militar

BRASÍLIA. A estratégia montada pelo governo de posicionar 1.700 convidados em arquibancadas próximas à tribuna de autoridades poupou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do constrangimento de ouvir vaias durante o desfile de Sete de Setembro. Na chegada, Lula foi aplaudido por servidores, seus familiares, parentes de militares e civis que participaram da parada e integrantes de movimentos sociais ¿ todos convidados do Palácio do Planalto. Ainda assim, o presidente foi vaiado por pessoas que ocupavam arquibancadas mais afastadas.

A área localizada em frente à tribuna de autoridades, utilizada no ano passado por manifestantes que pediam o impeachment de Lula, foi isolada ontem. A justificativa dada para a medida foi reservar o espaço para a chegada de militares que saltaram de pára-quedas e desceram de rapel de um helicóptero.

Lula, que desfilou no Rolls Royce presidencial ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia, foi saudado por poucos militantes do PT. Não foi atendido o chamado, feito em comício do PT, para tomar a Esplanada com uma maré vermelha.

¿ Não tenho essa notícia, até porque vim de azul ¿ disse a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Cueca decorada com notas

Numa das arquibancadas populares, um grupo de mulheres de militares que tradicionalmente pede no desfile melhores salários para seus maridos, desta vez levou réplicas de malas de dinheiro com as inscrições ¿fora sanguessugas¿ e ¿fora corrupção¿ e até uma cueca decorada com notas de dinheiro.

Alheia às manifestações políticos, a maior parte do público ¿ estimado pela PM em 30 mil pessoas ¿ estava mais interessada no desfile. Entre elas, dois caças Mirage 2000-C, comprados usados recentemente pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Ganhou destaque na parada o aparato da Polícia Federal, que foi festejada pelas autoridades e pelo público, motivados pelo locutor do evento.

¿ Para nós, é muito importante que a Polícia Federal seja reequipada, porque o órgão tem desempenhado papel muito importante no combate à corrupção, ao crime organizado e ao tráfico ¿ disse Dilma.

A Esplanada virou cenário de caça ao voto. Candidatos e cabos eleitorais do Distrito Federal aproveitaram a aglomeração para panfletar. Uma faixa defendia o voto no tucano Geraldo Alckmin. Outro exaltava o presidente: ¿Lula protetor dos pobres e oprimidos¿.

Além dos ministros e assessores, Lula estava ao lado de duas crianças: seu neto Alexandre e Davi, neto do vice José Alencar. Amanda, uma menina de 1 ano e 10 meses portadora da Síndrome de Down, foi convidada pelo presidente para assistir ao desfile na tribuna de honra.

www.oglobo.com.br/pais