Título: FROSSARD INSISTE EM LIGAR CABRAL A GAROTINHO
Autor: Valeria Maniero, Mariza Louven e Rodrigo March
Fonte: O Globo, 08/09/2006, O País, p. 12

Candidata afirma que vai bater no governo Rosinha e diz que adversário é a continuidade do modelo de poder

A candidata ao governo do Estado do Rio, Denise Frossard (PPS), empatada tecnicamente em segundo lugar com Marcelo Crivella (PRB), de acordo com a última pesquisa Datafolha, afirmou ontem que sua estratégia continuará na linha de ataque ao atual governo. A intenção é vincular a imagem do senador Sérgio Cabral (PMDB), que lidera as pesquisas com folga, ao casal Garotinho.

Segundo o Datafolha, Cabral tem 44% das intenções de voto; Crivella tem 18% e Frossard, 15%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois candidatos estão em empate técnico.

¿ Minha missão é andar, pedir votos e mostrar que a situação está como está porque há um modelo de poder que pretende continuar com Sérgio Cabral. Agora, não me cabe comentar a pesquisa. Vou continuar mostrando para a sociedade que o pernicioso é este modelo de poder que aí está. E isso tem sucessor, que é o senhor Sérgio Cabral Filho ¿ disse a candidata, em corpo-a-corpo na Quinta da Boa Vista.

Maia diz que Garotinho ajuda Cabral no interior

A estratégia da reta final da campanha foi reforçada pelo líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (PFL). Ele afirmou que para levar Frossard ao segundo turno contra Cabral será preciso colar a imagem do concorrente à do ex-governador Anthony Garotinho. Parte do alto índice de rejeição a Cabral, explicou ele, está relacionada à sua ligação com Garotinho. Maia disse que apesar de Cabral ter procurado manter o ex-governador fora de sua campanha até agora, Garotinho tem sido seu cabo eleitoral no interior.

¿ Vimos uma placa em São Gonçalo, em que Sérgio Cabral aparece junto a Garotinho e a Geraldo Pudim (candidato do PMDB a deputado federal) ¿ afirmou Maia, que acompanhou ontem o candidato tucano à Presidência da República, Geraldo Alckmin, num encontro com jovens da comunidade de Rio das Pedras, em Jacarepaguá.

Maia disse acreditar na possibilidade de crescimento das intenções de voto em Frossard, levando a disputa ao segundo turno contra Cabral. Já o cenário de uma disputa final mais acirrada entre Cabral e Crivella levaria o eleitor a direcionar o voto para Cabral ainda no primeiro turno, avalia Maia.

Publicitário não vê chance de segundo turno

O publicitário Elysio Pires, que vem ajudando a campanha de Frossard, no entanto, diz que o cenário hoje não aponta para um segundo turno. Anteontem, ele esteve reunido com Marcello Maia, responsável pelos programas da candidata.

¿ A performance dela é boa. Mas se continuar do jeito que está, não tem segundo turno. Tirar votos do Paes (Eduardo paes, do PSDB) e do Crivella só rearranja os votos. Tem que tirar votos dele (do Sérgio Cabral). É difícil, porque as pessoas não estão vendo os programas. O desinteresse é total. Mas em eleição tudo pode acontecer. Já vi coisa que até Deus duvida ¿ disse o publicitário, que trabalhou na campanha de Anthony Garotinho, em 2002.

Até o fim da campanha, Frossard pretende reforçar a candidatura na Baixada Fluminense ¿ região também escolhida por Crivella ¿ e continuar abordando a questão da violência, carro-chefe de sua campanha.