Título: NOS EUA, HIPOTECA É MAIS CARA PARA NEGROS
Autor: Patricia Duarte
Fonte: O Globo, 09/09/2006, Economia, p. 25

Estudo do Fed mostra que hispânicos também pagam taxa maior

WASHINGTON. Nos Estados Unidos, os juros fazem distinção de cor. Negros e hispânicos pagam juros maiores por suas hipotecas que os brancos, segundo estudo do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulgado ontem. A análise do Fed sobre os dados de 2005 sobre financiamento imobiliário mostra que 54,7% dos negros pagaram uma taxa acima da média em suas hipotecas, contra uma proporção de 32,4% em 2004. Para os hispânicos, esse percentual foi de 46,1% em 2005, mais que o dobro dos 20,3% registrados no ano anterior.

Já a proporção de brancos que pagaram juros acima da média em suas hipotecas foi de apenas 17,2% ano passado. Ainda assim, bem acima dos 8,7% de 2004. O Fed informou que, de modo geral, houve um ¿aumento significativo¿ das hipotecas com juros mais elevados, de 11,5% do total de financiamentos em 2004 para 24,6% ano passado.

Entre as razões desse aumento, o Fed cita a alta generalizada dos juros hipotecários, principalmente das hipotecas com taxas ajustáveis, mais populares. Houve também uma procura maior por financiamentos como o chamado ¿empréstimo cavalinho¿, em que uma segunda hipoteca é feita em cima de outra já existente (nesses casos, a primeira hipoteca é de 80% do valor do imóvel e a segunda, de 10%). Essa modalidade saltou 57% em 2005, informou o Fed.

Além disso, segundo o relatório, os pedidos de hipoteca de negros costumam ser mais rejeitados que os de brancos e hispânicos.