Título: BOLSA FAMÍLIA CONVERTE VOTOS DE EX-TUCANOS
Autor: Mariza Louven
Fonte: O Globo, 10/09/2006, O País, p. 8
Eleitores de Serra votam em Lula
RECIFE. O servidor público Robson Campelo, 42 anos, pertence àquele grupo imenso de eleitores de classe média que votou no presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2002. Aliás, ele sempre votou nele. Com nível universitário e servidor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, não pretende repetir o voto. Está desapontado com a política e decepcionado com um governo que julga bem diferente daquele que sonhou ao votar.
¿ Não sei ainda em quem votar. Mas tenho 90% de certeza que não voto nele. Até porque todo dia a gente liga a televisão e só o que vê é mensalão, sanguessuga, vampiro, roubalheira, deputado ganhando mesada e ninguém é preso, ninguém é punido. O problema de segurança no país está um caos, vivemos uma guerra civil. Saúde pública a gente não tem, embora os impostos cada dia aumentem mais. Não é o país que sonhei. Está tudo ¿troncho¿.
Robson acha que o único ponto positivo do governo são programas sociais, como o Bolsa Família.
¿ Mas isso não é tudo. Falta coisa demais para esse ser um país melhor, e entre o que foi prometido e o realizado, podemos dizer que o governo deixou muito a desejar.
Josias Ferreira Nascimento, 46, é mecânico e seu último emprego formal foi em 1990. Hoje faz biscates e complementa o almoço pescando num açude próximo à sua residência, no bairro de Apipucos, em Recife. Na última eleição, votou no candidato do PSDB, José Serra, por uma razão simples: ele era o candidato do então presidente Fernando Henrique Cardoso, ¿que inventou o real¿ e que por esse motivo ¿não foi um mau presidente¿. Mas Josias não pretende votar no PSDB. Diz não simpatizar ¿com o tal do Alckmin¿ (Geraldo Alckmin) porque ele ¿não diz nada interessante¿.
¿ Lula não foi um mau presidente. Olhou mais para os pobres do que Fernando Henrique. Vou votar nele agora para que continue o que já está fazendo. Tirou muita gente da miséria com essa Bolsa Família. Eu não tenho o benefício, mas muita gente está ganhando, e quem ganha está melhor hoje do que estava antes ¿ diz.
Pedreiro desempregado há 12 anos, Manoel José Ribeiro, 53 anos, votou em Serra em 2002. Achava que faria um governo melhor do que Lula, porque o ex operário não tinha experiência.
¿ Eu achava que Serra poderia administrar melhor o Brasil, mas estava enganado. Lula está fazendo um bom governo. Ele se preocupa com a gente, já foi pobre, já sentiu fome. Olha para a gente de um jeito diferente dos outros, que já nasceram ricos. Minha família não recebe o Bolsa Família, mas minha mulher se inscreveu e está esperando esse dinheiro. Lula está lá em cima, mas não esqueceu de olhar a gente. Vou votar nele.